Segundo o Vice-presidente da companhia para América Latina muitas empresas esperam lançamento do tablet para equipar profissionais remotos.
Por Edileuza Soares, da Computerworld
A MicroStrategy espera que o sucesso do iPhone e a chegada do iPad ao Brasil, prevista para a próxima semana, impulsione as vendas de business intelligence (BI) móvel no País. Segundo o vice-presidente da produtora de software para América Latina, Flávio Bolieiro, muitas empresas planejam a compra de dispositivos da Apple para equipar executivos e profissionais que precisam tomar decisão em qualquer lugar.
Bolieiro observa que os terminais da Apple estão ganhando adesão do mercado corporativo e setor público nos Estados Unidos, prevendo que esse sucesso se repetirá no Brasil. Para atender os novos usuários, a empresa está colocando no mercado uma nova versão de sua plataforma para desenvolvimento de aplicações de BI, que usa recursos nativos do iPad e iPhone.
A MicroStrategy já tinha portado sua solução para BlackBerry e promete uma versão também para Android, caso a demanda justifique. Segundo Bolieiro, a nova plataforma permite às empresas desenvolverem aplicações específicas de BI para rodar nos novos dispositivos com mais rapidez para análise dos negócios.
O executivo dá o exemplo da Fnac da França que criou um aplicativo que possibilita aos gerentes, por meio do iPhone, ler o código de barras dos produtos nas gôndolas e saber o volume de vendas. Os vendedores conseguem também pelo celular gerar diversos tipos de relatórios para tomada de decisão.
“As aplicações para iPad e iPhone são muito fáceis de usar”, comenta Bolieiro, informando que muitos de seus clientes estão trocando BlackBerry pelos terminais da Apple para disseminar BI pela empresa.
Segundo ele, entre os que estão com piloto no Brasil para rodar BI pelo iPhone estão os varejistas Marisa e o grupo Pão de Açúcar. Outra empresa, cujo nome não foi revelado pela MicroStrategy, estaria planejando a compra de 3 mil iPad para sua força de vendas.
Apostas em mobilidade
Animada com o potencial da venda de BI para dispositivos móveis, a MicroStrategy espera que dentro de 4 a 5 anos toda sua base de clientes esteja acessando as aplicações via wireless. Atualmente, 25% das 200 contas que a companhia atende no Brasil rodam aplicações pelos terminais sem fio.
A filial está seguindo o otimismo da matriz, que aposta na mobilidade para crescer sua receita. A meta da MicroStrategy é chegar em 2015 com um faturamento global de 5 bilhões de dólares. Em 2009, a companhia movimentou 386 milhões de dólares e estima fechar 2010 com negócios em torno de 500 milhões de dólares. A subsidiária brasileira representa aproximadamente 3% dos negócios.
Bolieiro argumenta que essas projeções são com base na expansão dos negócios da companhia, que vêm registrando crescimento anual entre 20% e 25%, acima dos cerca de 10% do mercado global de BI.
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David Franklin