quinta-feira, 11 de agosto de 2011

MEC proíbe instituições não educacionais de oferecerem cursos de pós-graduação

Agência Brasil (Amanda Cieglinski)
 O Ministério da Educação (MEC) publica amanhã (4.08.2011) novas regras que restringem a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu (curta duração). A partir de agora, instituições não educacionais – como sindicatos, organizações não governamentais (ONGs), conselhos de classe, universidades corporativas e hospitais –, que antes eram autorizadas a oferecer especialização, não receberão mais o reconhecimento do ministério. Cerca de 400 instituições não educacionais tinham esses cursos e 134 esperavam autorização do MEC para funcionar. A resolução que determinou as mudanças foi elaborada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo ministro Fernando Haddad.

“O que essas instituições buscavam sempre era o carimbo do MEC, transformando o credenciamento da instituição em um aval de qualidade do ministério em relação aos cursos que elas ofereciam”, diz o secretário de regulação e supervisão da educação superior do MEC, Luís Fernando Massonetto. “E isso causava sempre um certo incômodo por parte do MEC, porque o fato de você autorizar o funcionamento não significa que chancela o curso, no sentido de indicar que ele seja feito por alguém.”

As organizações continuarão podendo oferecer os seus cursos. No entanto, eles serão considerados cursos livres, e não uma pós-graduação. A matrícula e o diploma de especialização serão assegurados aos alunos matriculados nesses cursos até 31 de julho passado. “O valor da pós-graduação lato sensu é muito dado pelo o que o mercado considera sobre aquele título. Em algumas áreas, o curso livre hoje é mais valorizado do que um de especialização”, assinala o secretário.

Ficam excluídas as chamadas escolas de governo que são criadas e mantidas pelo Poder Público. A saída indicada pelo MEC às instituições não educacionais é transformar o curso lato sensu em mestrado profissional. Essa modalidade da pós-graduação é gerenciada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e tem um perfil de formação mais voltado para o mercado de trabalho, não sendo necessário ser uma instituição educacional para oferecê-la. Esses cursos deverão ser submetidos aos processo de avaliação do órgão.

“Há a vantagem de ter o acompanhamento e o selo Capes, que têm uma importância muito grande. Os bons cursos lato sensu hoje já têm quase todas as características de um mestrado profissional, com uma ou outra adaptação. É muito mais conveniente que esse curso seja ministrado como mestrado com essa garantia do que ficar como se fosse um curso livre, que não é continuamente avaliado”, observa o presidente da Capes, Jorge Guimarães.

No caso da pós lato sensu, para receber o credenciamento especial do MEC, as instituições não educacionais tinham que atender a algumas exigência como carga horária mínima de 360 horas e pelo menos 50% do corpo docente formado por mestres ou doutores. Para criar um mestrado profissional , as regras são diferenciadas. A resolução da Capes que regula a modalidade fala apenas em “ apresentar, de forma equilibrada, corpo docente integrado por doutores, profissionais e técnicos com experiência em pesquisa aplicada ao desenvolvimento e à inovação.”

 
Este material está disponível em Tecnólogo & Educação

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Brasil é tricampeão na Copa do Mundo da Computação

Estudantes de Curitiba e Pernambuco foram premiados na final mundial da Imagine Cup 2011 em Nova York.

Por Bruna Rasmussen

Eu sei, esta materia não é tão recente va faz quase um mês que ela foi postada pela equipe do TecMundo, 14 de jul. 2011, mais diante do que vemos no Brasil todos os dias não custa nada mostrar as coisas boas que 'nós', Brasileiros, fazemos. Então CURTA, SIGA, DIVULGUE; essa matéria.


Equipes brasileiras campeãs. (Fonte da imagem: Assessoria de Imprensa/Divulgação)

A Microsoft anunciou na noite do dia 13/7, os vencedores da 9ª edição da sua Copa do Mundo da Computação e os estudantes brasileiros foram reconhecidos campeões mundiais pela terceira vez na história da competição.
Na cerimônia de premiação realizada no Lincoln Center em Nova Iorque, a equipe de Curitiba (PR) conquistou o 1º lugar na categoria Projeto de Games – Xbox com o jogo UCAN. Já os pernambucanos, que tradicionalmente se destacam, repetiram o feito do ano passado e foram vice-campeões no desafio de Interoperabilidade, dessa vez com um aplicativo para Windows Phone que permite a comunicação de deficientes auditivos por celular.

Talento, Imaginação e Paixão

Estudantes da Unesp, interior de São Paulo, e da Universidade Federal de Pernambuco, também usaram a criatividade e a vontade de mudar o mundo para desenvolver tecnologias que se propõem a resolver os maiores problemas da humanidade de acordo com as oito metas do milênio estabelecidas pela ONU. Nas categorias “Projeto de Software”, “Digital Media” e “Sistemas Embarcados”, eles também estiveram entre os melhores do mundo no evento em Nova Iorque.
O prefeito da cidade, Michael Bloomberg, e Arne Duncan, Secretário de Educação dos EUA, são algumas das autoridades que participaram do evento e homenagearam os estudantes. A atriz, filantropa e ativista social Eva Longoria também esteve por lá.
"A Imagine Cup é uma iniciativa de Cidadania Corporativa da Microsoft que procura estimular o desenvolvimento de jovens talentos, associando o conhecimento que eles possuem em tecnologia com seus ideais de construção de um mundo melhor. Os brasileiros, com muita criatividade, competência e alegria sempre conquistam boas colocações na competição, enchendo o País de orgulho", revela Marines Gomes, gerente de programas acadêmicos da Microsoft Brasil.
Este ano, a Imagine Cup contou com 350 mil jovens inscritos de cerca de 70 países e classificou mais de 400 para a final mundial. O Brasil contou com 42 mil participantes e classificou cinco equipes, sendo o País com a maior representatividade nas finais mundiais.

Projetos Campeões

1º lugar na Categoria Game Design (Windows/Xbox - XNA)
Equipe: Signum Games / Curitiba (PR) – Universidade Positivo
Prêmio: US$ 25 mil
2º lugar no Desafio de Interoperabilidade
Equipe: Bells Team / Recife (PE) – Universidade Federal de Pernambuco
Prêmio: US$ 4 mil
2º lugar no Desafio Orchard (uso de tecnologia CMS para módulos de sistemas como de checkout, mapas e serviços de geolocalicação e interatividade com redes sociais)
Equipe: Virtual Dreams / Recife (PE) – Universidade Federal de Pernambuco
Prêmio: US$ 4 mil
Em 2012, a final mundial da Imagine Cup será celebrada na cidade de Sidnei, na Austrália. As inscrições para a competição no próximo ano já estão abertas e os estudantes podem obter mais informações no site oficial do evento: www.imaginecup.com

*Via Assessoria de Imprensa

Este material está disponível em: www.TecMundo.com.br
# Arquivo original Alterado

Mulheres sexy ensinam como realizar diversas tarefas

EyeHandy aposta em estímulos visuais para incentivar usuários a desenvolver novas habilidades.

Por Felipe Gugelmin

Lançado em julho deste ano, o EyeHandy é um site que tem o objetivo ensinar como realizar de maneira fácil uma série de tarefas diferentes. Para estimular os usuários (especialmente os do sexo masculino) a seguir os vídeos, todas as instruções são passadas por mulheres sexy com quantidades mínimas de roupa.
Entre as opções de vídeo disponíveis estão instruções de como consertar a pia da cozinha, trocar um pneu de carro ou evitar que espelhos do banheiro fiquem embaçados. Também há opções mais inusitadas, como as produções que ensinam como limpar a pólvora resultante de um disparo de pistola e os meios necessários para construir um funil de cerveja confiável e resistente.
Segundo o fundador do EyeHandy, Alex Merriman, a nova plataforma fornece grande retorno aos anunciantes, ao mesmo tempo em que mantém uma experiência informativa e divertida para os espectadores. Em um comunicado divulgado para a imprensa, o CEO destacou que as apresentadoras são mostradas usando o bom gosto como base, e que o objetivo do site é fornecer conteúdo da maneira mais profissional e agradável o possível.

Base na experiência pessoal

Merriman afirma que a ideia de desenvolver um serviço do tipo teve como ponto de origem sua experiência pessoal. Ele afirma que a maior parte de seu conhecimento sobre computadores e edição de vídeo surgiu a partir de livros e vídeos tutoriais, o que o motivou a investir em uma maneira mais atrativa para entregar esse tipo de conteúdo.
(Fonte da imagem: Reprodução/EyeHandy)
Atualmente, o site conta com 13 vídeos instrutivos estrelados por diversas modelos em trajes sugestivos. Além de poder assisti-los pelo site, os desenvolvedores disponibilizam o conteúdo no YouTube, iTunes e YouTube de forma totalmente gratuita. A arrecadação do serviço se dá através de anunciantes, que podem exibir seus produtos de diversas formas nos tutoriais produzidos.

Este material está disponível em: www.TecMundo.com.br

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Wind Cube: gerador eólico para uso doméstico

Dispondo de hélices retráteis, dispositivo conceitual tem objetivo de gerar energia limpa e barata nas grandes cidades.

Por Felipe Gugelmin



Criado pelo designer Liao-Hsun Chen, o Wind Cube é um gerador eólico conceitual desenvolvido para uso na parede de qualquer casa. Dispondo de várias hélices retráteis, o projeto se destaca pelo cuidado com a parte visual, dando uma aparência mais moderna ao local onde é instalado.
Além de produzir energia de forma limpa, o Wind Cube se destaca pelo uso de tecnologias inteligentes que evitam dano ao produto. As hélices telescópicas dispõem de sensores capazes de analisar as condições do clima, entrando em ação somente quando necessário: quando o tempo está bom, as hélices entram em ação e começam a produzir energia. Já quando há tempestades ou outras condições adversas, o equipamento se retrai para evitar danos mais sérios.
A ideia por traz da invenção é a de que cada domicílio deve ser capaz de produzir a energia necessária para todas as ações feitas pelos moradores. Segundo o criador, 15 hélices são suficientes para gerar eletricidade suficiente para abastecer uma família de quatro pessoas durante um mês inteiro, com produção média de 21,6 quilowatts por hora. Não há qualquer previsão para a produção de uma versão real do projeto, que concorre ao prêmio IDEA Award 2011, focado em alternativas de design industrial que respeitam o meio ambiente.
Galeria de Imagens








Este material está disponível em: www.TecMundo.com.br