O
artigo desenvolve ensaio sobre o receio que têm alguns alunos quando
enfrentam a obrigação acadêmica de elaborar o TCC - Trabalho de
Conclusão de Curso.
ingresso no mundo acadêmico é, sem dúvida, um dos momentos mais
emocionantes para o jovem estudante. É nesta dimensão que grande parte
dos seus sonhos se tornará realidade a partir da construção de uma
formação sólida, qualitativa e adequada às perspectivas e demandas do
mercado. Os sonhos pessoais, que desde pequeno são alimentados pelos
pais e familiares, são materializados com esta passagem para o universo
acadêmico. É neste campo, portanto, que o aluno desenvolve inúmeras
habilidades, conhecimentos, atitudes e aptidões, os quais serão úteis ao
longo de sua trajetória profissional e, porque não, pessoal. Alinhar os
projetos profissionais, muitos dos quais emergidos em sala de aula, com
os pessoais e buscar atender aos requisitos mínimos para uma formação
consistente e adaptada ao mercado, é premissa relevante na esfera
acadêmica.
Mas como em todas as grandes e importantes conquistas, o sucesso
acadêmico depende fundamentalmente de alguns fatores, como: dedicação,
determinação, envolvimento, foco, motivação, relacionamento. A obtenção
de sólidos conhecimentos, fazendo o diferencial na vida do universitário
e do futuro profissional é uma batalha que se conquista em etapas.
Desde os conceitos iniciais, passando pelo temas de formação
profissional e fechando o ciclo com a elaboração do temido, para muitos,
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, é uma travessia que muitos se
aventuram, poucos obtêm êxito e alguns invariavelmente esperam outros
meses para ver atingido o seu objetivo maior: a Colação de Grau.
Não raro, alguns alunos se veem diante das complexas e muitas vezes
indecifráveis mensagens embutidas na disciplina TCC, esta que para boa
parte dos graduandos é o inimigo a ser vencido no campo da batalha
acadêmica. Será? A resposta é: depende. Espera-se que o aluno veja o
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) como uma ferramenta essencial para a
construção cognitiva, contribuindo para o alcance da sua maturidade
intelectual, emocional e conceitual, tendo como parâmetro as temáticas
que foram discutidas ao longo do curso.
A escolha de um assunto (tema ou problema) de pesquisa perpassa pela
curiosidade, inquietude, problema, dúvida, necessidade e oportunidade do
aluno. Como diz Patrícia Fagundes (2004), as pessoas são orientadas
pelo perigo e pela oportunidade. O aluno deve ter no TCC uma rica
oportunidade de desenvolver suas habilidades aplicando a metodologia
adequada em busca das respostas que o aflige, da curiosidade que o
instiga ou do desejo de ser útil à sociedade. Em determinados casos, o
professor-orientador induz o aluno-orientando a caminhar por campos
distintos daqueles que ele tem afinidade, mas isto é uma negociação
baseada na empatia, confiança e garantia de que ambos ao final ganharão.
Mas aí é que reside a incógnita maior do aluno: que campo, assunto,
tema ou problema devo perseguir? Que linha de pesquisa estou apto a
desenvolver? Que meios utilizo para atingir, com qualidade, o meu
objetivo de pesquisa? Por onde devo começar, após identificar um tema ou
assunto, o meu trabalho científico? E quanto à interpretação de textos,
como procedo se não sou hábil neste segmento? São dúvidas cruéis que
certamente afligem boa parte dos graduandos. Neste sentido, alguns
conselhos são propostos:
- Tenha a leitura como hábito elementar. Ler ao menos cinco livros por
ano é um bom começo. Quem não lê, desaprende. Quem lê pouco, tem
dificuldades de arregimentar um quadro argumentativo interessante porque
simplesmente não dispõe de riqueza vocabular. Foque no tema ou assunto
que você tem predileção e siga em frente;
- Defina um tema ou assunto de pesquisa até o 4º período do seu curso
(2º ano). Este é o momento mais apropriado para iniciar o seu
compromisso com o TCC. Adiar este momento é correr sérios riscos,
resultando em atrasos (desnecessários!) para a Colação de Grau. Jamais
inicie a sua pesquisa nos últimos três períodos. Neste estágio, a
qualidade do trabalho fica totalmente comprometida;
- Identifique um professor que tenha afinidade com o tema que você
decidiu encarar. Negocie com ele uma parceria a partir de então,
apresentando-o a dúvida, curiosidade, inquietude ou problema que
pretender solucionar subjacente ao tema escolhido;
- Defina, com o seu orientador, a metodologia a ser utilizada para
o
desenvolvimento da pesquisa. Toda pesquisa percorre um caminho, que
deve ser adequadamente explorado. A disciplina Metodologia da Pesquisa
Científica esclarece eventuais dúvidas. Busque auxílio junto aos livros
que tratam do tema;
- No processo de definição do percurso metodológico, questões como: as
técnicas a serem utilizadas, o tipo da pesquisa, os objetivos (geral e
específicos), a justificativa que fundamenta a sua escolha pelo tema ou
assunto, as hipóteses previstas para responder ao problema, o problema
da pesquisa, são aprofundados e dão as diretrizes para o desenvolvimento
do trabalho científico;
- Mergulhe com determinação no material que servirá de base para a
fundamentação teórica do seu trabalho. Em pesquisas de cunho
bibliográfico, livros, artigos e revistas especializadas no tema são a
principal fonte de pesquisa;
- Mantenha contato quinzenal com seu orientador, discutindo com ele a
atualização do seu material e encetando eventuais ajustes ou correções. A
aproximação com o professor é fundamental para o sucesso do trabalho,
que ao contrário do que muitos pensam, é uma obra de arte desenhada a
quatro mãos;
- Defina prazos para o envio da versão preliminar do seu trabalho. O
planejamento é essencial para o sucesso do empreendimento científico, e
- Seja ético. Desenvolva a sua própria pesquisa, evitando a obtenção
de trabalhos comercializados ou plagiando outras pesquisas. Um requisito
primordial no contexto empresarial é a postura ética do indivíduo.
Evite cometer este deslize, pois é pouco provável que seu orientador
caia na armadilha, comprometendo a sua vida acadêmica, em razão de novas
e rigorosas exigências que serão impostas pela conduta ilícita adotada.
Com estas simples propostas é esperado que as dificuldades para
enfrentar o desafiante, porém incrível e inexorável mundo da pesquisa
científica, tornem-se menos complexas e mais instigantes. Relaxe e
encare o desafio, pois é ele que, afinal, permitirá que você amadureça e
construa perspectivas transformadoras.