O artigo desenvolve ensaio sobre o receio que têm alguns alunos quando enfrentam a obrigação acadêmica de elaborar o TCC - Trabalho de Conclusão de Curso.
Por Jairo Guimarães
ingresso no mundo acadêmico é, sem dúvida, um dos momentos mais
emocionantes para o jovem estudante. É nesta dimensão que grande parte
dos seus sonhos se tornará realidade a partir da construção de uma
formação sólida, qualitativa e adequada às perspectivas e demandas do
mercado. Os sonhos pessoais, que desde pequeno são alimentados pelos
pais e familiares, são materializados com esta passagem para o universo
acadêmico. É neste campo, portanto, que o aluno desenvolve inúmeras
habilidades, conhecimentos, atitudes e aptidões, os quais serão úteis ao
longo de sua trajetória profissional e, porque não, pessoal. Alinhar os
projetos profissionais, muitos dos quais emergidos em sala de aula, com
os pessoais e buscar atender aos requisitos mínimos para uma formação
consistente e adaptada ao mercado, é premissa relevante na esfera
acadêmica.
Mas como em todas as grandes e importantes conquistas, o sucesso acadêmico depende fundamentalmente de alguns fatores, como: dedicação, determinação, envolvimento, foco, motivação, relacionamento. A obtenção de sólidos conhecimentos, fazendo o diferencial na vida do universitário e do futuro profissional é uma batalha que se conquista em etapas. Desde os conceitos iniciais, passando pelo temas de formação profissional e fechando o ciclo com a elaboração do temido, para muitos, Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, é uma travessia que muitos se aventuram, poucos obtêm êxito e alguns invariavelmente esperam outros meses para ver atingido o seu objetivo maior: a Colação de Grau.
Não raro, alguns alunos se veem diante das complexas e muitas vezes indecifráveis mensagens embutidas na disciplina TCC, esta que para boa parte dos graduandos é o inimigo a ser vencido no campo da batalha acadêmica. Será? A resposta é: depende. Espera-se que o aluno veja o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) como uma ferramenta essencial para a construção cognitiva, contribuindo para o alcance da sua maturidade intelectual, emocional e conceitual, tendo como parâmetro as temáticas que foram discutidas ao longo do curso.
A escolha de um assunto (tema ou problema) de pesquisa perpassa pela curiosidade, inquietude, problema, dúvida, necessidade e oportunidade do aluno. Como diz Patrícia Fagundes (2004), as pessoas são orientadas pelo perigo e pela oportunidade. O aluno deve ter no TCC uma rica oportunidade de desenvolver suas habilidades aplicando a metodologia adequada em busca das respostas que o aflige, da curiosidade que o instiga ou do desejo de ser útil à sociedade. Em determinados casos, o professor-orientador induz o aluno-orientando a caminhar por campos distintos daqueles que ele tem afinidade, mas isto é uma negociação baseada na empatia, confiança e garantia de que ambos ao final ganharão.
Mas aí é que reside a incógnita maior do aluno: que campo, assunto, tema ou problema devo perseguir? Que linha de pesquisa estou apto a desenvolver? Que meios utilizo para atingir, com qualidade, o meu objetivo de pesquisa? Por onde devo começar, após identificar um tema ou assunto, o meu trabalho científico? E quanto à interpretação de textos, como procedo se não sou hábil neste segmento? São dúvidas cruéis que certamente afligem boa parte dos graduandos. Neste sentido, alguns conselhos são propostos:
Mas como em todas as grandes e importantes conquistas, o sucesso acadêmico depende fundamentalmente de alguns fatores, como: dedicação, determinação, envolvimento, foco, motivação, relacionamento. A obtenção de sólidos conhecimentos, fazendo o diferencial na vida do universitário e do futuro profissional é uma batalha que se conquista em etapas. Desde os conceitos iniciais, passando pelo temas de formação profissional e fechando o ciclo com a elaboração do temido, para muitos, Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, é uma travessia que muitos se aventuram, poucos obtêm êxito e alguns invariavelmente esperam outros meses para ver atingido o seu objetivo maior: a Colação de Grau.
Não raro, alguns alunos se veem diante das complexas e muitas vezes indecifráveis mensagens embutidas na disciplina TCC, esta que para boa parte dos graduandos é o inimigo a ser vencido no campo da batalha acadêmica. Será? A resposta é: depende. Espera-se que o aluno veja o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) como uma ferramenta essencial para a construção cognitiva, contribuindo para o alcance da sua maturidade intelectual, emocional e conceitual, tendo como parâmetro as temáticas que foram discutidas ao longo do curso.
A escolha de um assunto (tema ou problema) de pesquisa perpassa pela curiosidade, inquietude, problema, dúvida, necessidade e oportunidade do aluno. Como diz Patrícia Fagundes (2004), as pessoas são orientadas pelo perigo e pela oportunidade. O aluno deve ter no TCC uma rica oportunidade de desenvolver suas habilidades aplicando a metodologia adequada em busca das respostas que o aflige, da curiosidade que o instiga ou do desejo de ser útil à sociedade. Em determinados casos, o professor-orientador induz o aluno-orientando a caminhar por campos distintos daqueles que ele tem afinidade, mas isto é uma negociação baseada na empatia, confiança e garantia de que ambos ao final ganharão.
Mas aí é que reside a incógnita maior do aluno: que campo, assunto, tema ou problema devo perseguir? Que linha de pesquisa estou apto a desenvolver? Que meios utilizo para atingir, com qualidade, o meu objetivo de pesquisa? Por onde devo começar, após identificar um tema ou assunto, o meu trabalho científico? E quanto à interpretação de textos, como procedo se não sou hábil neste segmento? São dúvidas cruéis que certamente afligem boa parte dos graduandos. Neste sentido, alguns conselhos são propostos:
- Tenha a leitura como hábito elementar. Ler ao menos cinco livros por ano é um bom começo. Quem não lê, desaprende. Quem lê pouco, tem dificuldades de arregimentar um quadro argumentativo interessante porque simplesmente não dispõe de riqueza vocabular. Foque no tema ou assunto que você tem predileção e siga em frente;
- Defina um tema ou assunto de pesquisa até o 4º período do seu curso (2º ano). Este é o momento mais apropriado para iniciar o seu compromisso com o TCC. Adiar este momento é correr sérios riscos, resultando em atrasos (desnecessários!) para a Colação de Grau. Jamais inicie a sua pesquisa nos últimos três períodos. Neste estágio, a qualidade do trabalho fica totalmente comprometida;
- Identifique um professor que tenha afinidade com o tema que você decidiu encarar. Negocie com ele uma parceria a partir de então, apresentando-o a dúvida, curiosidade, inquietude ou problema que pretender solucionar subjacente ao tema escolhido;
- Defina, com o seu orientador, a metodologia a ser utilizada para
o desenvolvimento da pesquisa. Toda pesquisa percorre um caminho, que deve ser adequadamente explorado. A disciplina Metodologia da Pesquisa Científica esclarece eventuais dúvidas. Busque auxílio junto aos livros que tratam do tema; - No processo de definição do percurso metodológico, questões como: as técnicas a serem utilizadas, o tipo da pesquisa, os objetivos (geral e específicos), a justificativa que fundamenta a sua escolha pelo tema ou assunto, as hipóteses previstas para responder ao problema, o problema da pesquisa, são aprofundados e dão as diretrizes para o desenvolvimento do trabalho científico;
- Mergulhe com determinação no material que servirá de base para a fundamentação teórica do seu trabalho. Em pesquisas de cunho bibliográfico, livros, artigos e revistas especializadas no tema são a principal fonte de pesquisa;
- Mantenha contato quinzenal com seu orientador, discutindo com ele a atualização do seu material e encetando eventuais ajustes ou correções. A aproximação com o professor é fundamental para o sucesso do trabalho, que ao contrário do que muitos pensam, é uma obra de arte desenhada a quatro mãos;
- Defina prazos para o envio da versão preliminar do seu trabalho. O planejamento é essencial para o sucesso do empreendimento científico, e
- Seja ético. Desenvolva a sua própria pesquisa, evitando a obtenção de trabalhos comercializados ou plagiando outras pesquisas. Um requisito primordial no contexto empresarial é a postura ética do indivíduo. Evite cometer este deslize, pois é pouco provável que seu orientador caia na armadilha, comprometendo a sua vida acadêmica, em razão de novas e rigorosas exigências que serão impostas pela conduta ilícita adotada.
Este material está disponível em www.Administradores.com.br/Informe-se/Artigos
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David Franklin