sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Concurso Público de Areia Branca - Atualizações

Sai nesta última quarta-feira, dia 24/11, a retificação do edital 001/2010 do Processo Seletivo que ocorrerá nos próximos dias, também forão abertas as inscrições para o mesmo sendo disponibilizadas apenas as inscrições On-Line para tanto informo algumas das alterações, sendo a maior alteração o número de vagas disponílvel, agora Sem Limite.

Para mais informações acesse: www.multsai.com.br/

Link para Inscrições On-line

Dowload do Edital de Concurso Público/Processo Seletivo Nº 001/2010

Dowload da Retificação de Edital do Concurso Público/Processo Seletivo Nº 001/2010

Reimpressão do Boleto Bancário

Primeiro. Postergar a data de início das inscrições do dia 22/11 para o dia 24/11, permanecendo a data de encerramento a determinada no Edital do Concurso Público /Processo Seletivo de no 001/2010.

Segundo. Fica excluído do Anexo I do Edital do Concurso Público/Processo Seletivo de no 001/2010, os quantitativos de vagas dispostos, passando a ler-se: VAGAS RESERVAS, conforme disposto no ANEXO I da presente Retificação.

Terceiro. De conformidade com a legislação em vigor, alterar de R$ 714,00 (setecentos e catorze reais) para R$ 651,00 (seiscentos e cinqüenta e um reais) os vencimentos dos Agentes Comunitários de Saúde Rural e Urbano, dispostos no Anexo I do Edital do Concurso, sob Códigos A028-01 e A028-02, disposto no ANEXO I, desta Retificação.

Quarto. O cargo de Orientador Social-ProJovem, sob Código A036-00, passa a ser exigido o Nível Médio como grau de escolaridade mínimo, com vencimento de R$ 710,00 (setecentos e dez reais), conforme disposto no ANEXO I, desta Retificação que altera as disposições dos Anexos I e III do Edital do Concurso Público/Processo Seletivo de no 001/2010.

Quinto. Os cargos de Assistente Social e Psicólogo para o CRAS e CREAS, sob Códigos A024-00, A025-00, A026-00 e A027-00, respectivamente, dispostos nos Anexos I e III, do Edital do Concurso Público/Processo Seletivo de no 001/2010, passam a constar com vencimento de R$ 1.518,00 (um mil, quinhentos e dezoito reais) cada, com carga horária de 30 (trinta) horas semanais, ambos constantes dos ANEXOS I e III da presente Retificação.

Sexto. A carga horária do Médico Psiquiatra-CAPS, disposto nos Anexos I e III¸ do Edital do Concurso Público/Processo Seletivo de no 001/2010, sob Código tem sua carga horária reduzida de 40 para 20 horas semanais.

Sétimo. Acrescentar aos cargos sob Códigos A021-00, A022-00 e A023-00, do Anexo I do Edital do Concurso Público/Processo Seletivo de no 001/2010, antecedendo Superior, a Indicação de Nível, assim como suprimindo-se as ausências nos demais cargos dispostos.

Oitavo. Acrescentar ao Anexo I, do Edital do Concurso Público/Processo Seletivo de no 001/2010, nas Funções Permanentes, o cargo de Farmacêutico, sob Código A003-01, com especificidade para o Hospital e Maternidade Sara Kubitschek, conforme disposto no ANEXO I da presente Retificação.

Nono. Para o cargo sob o código A007-00, disposto nos anexos I e II, onde lê-se Médico Clínico Geral-Plantão, leia-se Médico Clínico Geral, com carga horária de trabalho de 20 (vinte) horas semanais.

Décimo. Passando as vagas oferecidas a não terem quantitativos definidos, onde lê-se no subitem 2.7.1, do Edital do Concurso Público/Processo Seletivo, com a suprimissão dos subitens 2.7.1, 2.7.1.1 e 2.7.1.2 e 2.7.1.2.1, leia-se:
2.7.1 - As pessoas portadoras de deficiência, amparadas pelo artigo 37, inciso VIII, da Constituição Federal e pelo artigo 5o, § 2o, da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990, poderão, nos termos do presente fica destinado o percentual de 5% (cinco por cento) do total de vagas a serem providas, além daquelas que
vagarem ou forem criadas no curso do certame, de acordo com o disposto no Art. 39, do Decreto no 3.298/99 e suas alterações.

Décimo Primeiro. Para o cargo de Médico Clínico Geral-PSF, sob o código A016-
00, disposto no Anexo I, do Edital do Concurso Público/Processo Seletivo de no 001/2010,
a escolaridade mínima exigida passa a ser Nível Superior em Medicina.

Décimo Segundo. A carga horária do cargo público efetivo de Enfermeiro, sob Código A006-00, disposto nos Anexos I e II, do Edital citado passa a ser de 20 (vinte) horas semanais.

Décimo Terceiro. As atribuições do Assistente Social-CRAS e CREAS, do Psicólogo-CRAS e CREAS e do Orientador Social-ProJovem passa a ser os dispostos no ANEXO III, da presente Retificação, desconsiderando-se as dispostas no Anexo III, do Edital do Concurso Público/Processo Seletivo de no 001/2010.

Décimo Quarto. Considerando o contingente de Professores no Serviço Público Local, que podem atender a demanda, assim como promover a redução de custos, excluir do Processo Seletivo o cargo de Oficineiro de Esportes do ProJovem e PETI, sob Código
A031-00 e A039-00.

Décimo Quarto. Permanecem inalteradas as demais disposições do Edital do Concurso Público/Processo Seletivo de no 001/2010, de 16 de novembro de 2010.

Pref. Mun. de Areia Branca/RN., em 22 de novembro de 2010.
Manoel Cunha Neto
- Prefeito Municipal -


Land Crawler eXtreme: um robô rastejante

Em uma mistura de robô com Segway, este aparelho desenvolvido no Japão possui doze pernas para rastejar pelo chão e levar você aonde quiser!
Por Daniele Starck
Fonte da imagem: Vagabond Works
Fonte da imagem: Divulgação/Vagabond Works
Land Crawler eXtreme é uma espécie de robô com um mecanismo desenvolvido para transporte. Ele possui seis pares de pernas, capazes de caminhar para todos os lados. Sua plataforma tem capacidade para suportar até 80 kg.

O objetivo certo do aparelho desenvolvido pela Vagabond Works, no Japão, ainda é indefinido. Nas imagens, podemos ver os desenvolvedores utilizando o Land Crawler eXtreme para locomoção, sentados e em pé.
No entanto, as possibilidades oferecidas por este aparelho são infinitas. Por rastejar com suas doze patas, a máquina funcionaria muito bem na hora de explorar terrenos desconhecidos. O uso bélico também pode ser considerado, como transporte de armas e equipamentos em campo de batalha.

Land Crawler eXtreme tem funcionamento surpreendente, sendo capaz de movimentar-se apenas com a força do vento e em vários tipos de terreno – granito, asfalto, areia, etc. Observe nestas imagens como o aparelho se movimenta:



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Criminosos disparam contra helicóptero da polícia no Alemão

Um intenso tiroteio pode ser ouvido na região e na Vila Cruzeiro.
Segundo a polícia, a aeronave, que está na Zona Norte do Rio, é blindada.

Do G1 RJ

Um intenso tiroteio acontece no conjunto de favelas do Alemão, na Penha, na Zona Norte do Rio, no fim da manhã desta sexta-feira (26). Segundo testemunhas, os tiros estão sendo disparados em direção dos helicópteros da Polícia Civil. Foi para lá que mais de cem criminosos fugiram na quinta-feira (25), durante a ocupação da Vila Cruzeiro, de onde também é possível ouvir tiros.

A cúpula da segurança pública do Rio confirmou que haverá operações no conjunto de favelas do Alemão, na Penha, na Zona Norte da capital. A operação, no entanto, ainda não tem data prevista. A informação foi confirmada por Paulo Henrique Moraes, comandante do Bope, e pelo subsecretário de Planejamento Operacional, Roberto Sá. “Já de imediato, o cerco a todos os acessos à Vila Cruzeiro e ao Complexo do Alemão está sendo feito por homens da PF, da Polícia Civil e da Polícia Militar", disse Roberto Sá.
Na quinta, o Bope fez uma megaoperação na Vila Cruzeiro com apoio de blindados da Marinha. Muitos criminosos fugiram pela mata para o Alemão, comunidade vizinha.

Desde domingo, o Rio vive uma onda de violência, com arrastões, veículos queimados e ataques a forças de segurança. Segundo o governo do Rio, é uma reação à política das UPPs, quando a polícia ocupa áreas antes dominadas por criminosos. Desde 2008, 13 dessas unidades foram instaladas na cidade.
Mesmo após a megaoperação de quinta, o Rio de Janeiro viveu uma madrugada com mais ataques: foram pelo menos cinco registrados. Em balanço divulgado nesta sexta (26), a Polícia Militar informou que 72 veículos foram incendiados. Entre presos e detidos há 188 pessoas.

A SEGUIR, LEIA AS ÚLTIMAS INFORMAÇÕES:

POLICIAL FERIDO -
Um major da Polícia Militar foi ferido no início da manhã desta sexta, depois de ser atingido na cabeça por estilhaços na estrada do Itararé, no conjunto de favelas do Alemão.

RESTROESCAVADEIRA - Por volta de meio-dia, havia 180 policiais civis da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e delegacias especializadas no interior da Vila Cruzeiro. O Bope permanece com patrulhamento. Uma retroescavadeira do Bope retirou um caminhão que impedia a polícia de cruzar um dos acessos à favela.

DISQUE-DENÚNCIA -  O Disque-Denúncia recebeu 42 ligações com informações sobre a Vila Cruzeiro até as 11 horas desta sexta, informou o coordenador do serviço, Zeca Borges. Na noite de quinta, o Disque-Denúncia bateu o recorde de ligações sobre um mesmo assunto com 1.001 chamados até as as 22h30.

FERIDOS INTERNADOS - A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro informou que seis pessoas continuam internadas nesta sexta, no Hospital Getúlio Vargas, na Penha, vindos de confrontos na Vila Cruzeiro.

ESPAÇO AÉREO FECHADO - O espaço aéreo da Zona Norte do Rio foi fechado a pedido da polícia.
CORPO E MOTOS ENCONTRADAS - Agentes informaram ter encontrado um corpo e mais de 60 motocicletas no alto da Vila Cruzeiro em buscas nesta sexta. Segundo a polícia, são motos potentes e sem placas de identificação.

CASA INCENDIADA - Uma forte fumaça no local levou bombeiros ao interior da comunidade. Autoridades confirmaram que uma casa pegou fogo.

AJUDA DA PF - Policiais Federais auxiliam no patrulhamento do entorno do Conjunto de favelas do Alemão e na Vila Cruzeiro. A Polícia Civil e o Bope também monitoram algumas entradas das comunidades que ficam no complexo.

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Polícia Federal reforça policiamento na Vila Cruzeiro e no Alemão, no Rio

Dezenas de veículos da PF e do Bope atuam em conjunto nas comunidades.
Criminosos da Vila Cruzeiro foram flagrados fugindo para o Alemão.


Polícia Federal no entorno do conjunto de favelas do Alemão
Polícia Federal no entorno do conjunto de favelas
do Alemão (Foto: Thamine Leta / G1)
Policiais Federais auxiliam no patrulhamento do entorno do Conjunto de favelas do Alemão e na Vila Cruzeiro, Zona Norte do Rio, na manhã desta sexta-feira (26). A Polícia Civil e o Bope também monitoram algumas entradas das comunidades que ficam no complexo. As autoridades preparam ainda uma ação de buscas na Vila Cruzeiro.
Na quinta, o Bope fez uma megaoperação na Vila Cruzeiro com apoio de blindados da Marinha. Muitos criminosos fugiram do local pela mata para o Alemão, comunidade vizinha.
Desde domingo, o Rio de Janeiro vive uma onda de violência, com arrastões, veículos queimados e ataques a forças de segurança. Segundo o governo do Rio, é uma reação à política das UPPs, quando a polícia ocupa áreas antes dominadas por criminosos. Desde 2008, 13 dessas unidades foram instaladas na cidade. Fontes do governo do Rio confirmaram quinta uma UPP na Vila Cruzeiro.
Mesmo após a megaoperação de quinta, o Rio de Janeiro viveu uma madrugada com mais ataques, foram pelo menos cinco registrados. Em balanço divulgado na noite de quinta (25), a Polícia Militar informou que 72 veículos foram incendiados por criminosos desde o início dos ataques no domingo (21). Entre presos e detidos, há 188 pessoas.

ÚLTIMAS INFORMAÇÕES:
 
COMBOIO - Por volta das 9h, um comboio de mais de 10 carros da PF e outros de pelo menos oito do Bope subiram a favela para reforçar os cerca de 100 homens que passaram a noite no local.

CÚPULA REUNIDA - Nesta manhã, a cúpula da segurança do estado do Rio está reunida na Secretaria de Segurança Pública, no Centro da capital.

'ACOSTUMADOS' - No entorno do Alemão, mesmo após as cenas da fuga de mais de cem criminosos para a região, alguns moradores negam estar amedrontados e dizem já estar acostumados com a violência. "É rotina, é normal", disse a proprietária de um bar.  "Eu não vi nada, mas nem precisa, vivemos isso todo dia", contou outra comerciante.

ESCOLAS FECHADAS - As escolas da região da Penha estão sem aulas nesta sexta. Muitos alunos ainda tentaram ir as aulas, mas receberam a orientação de voltar para casa. De acordo com uma professora de um colégio municipal, que preferiu não se identificar, “muitas mães já ligaram informando que não iam mandar os filhos para a escola”.

 BLINDADOS - Segundo o comandante do Bope Paulo Henrique Moraes, que participou da megaoperação na quinta de dentro de um dos blindados, as armas dos blindados da Marinha não devem ser usadas nas ações na Vila Cruzeiro nesta sexta. "Não é uma operação de guerra comum porque há muitos moradores. [É preciso] usar [as armas] de maneira criteriosa porque ali vivem cidadãos de bem, e trabalhamos pelo menor número de feridos possível”. Veja no "Bom Dia Brasil" o vídeo e a entrevista na integra.

MADRUGADA - Pelo menos cinco ataques foram registrados na madrugada na região metropolitana do Rio. De acordo com os policiais, um Siena foi incendiado na Rua João Bittencourt, em Edson Passos, em Mesquita, na Baixada Fluminense. A PM informou ainda que o ataque ocorreu fora da comunidade da Chatuba. Outros quatro ataques foram registrados na madrugada desta sexta em diferentes pontos do estado: Via Dutra, Avenida Brasil, Ipanema e São Gonçalo.

GALERIA DE FOTOS - Confira seleção de imagens das operações policiais e dos ataques no Rio desde o último domingo.

MILITARES - Na noite de quinta-feira (25), o Ministério da Defesa informou, que, a pedido do governo do Rio de Janeiro, serão enviados 800 militares do Exército para auxiliar a polícia local no combate à onda de violência na capital do estado e em cidades vizinhas.

Oficial durante ação na Vila Cruzeiro
Oficial durante ação na Vila Cruzeiro
(Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo)
MEGAOPERAÇÃO - Na quinta-feira (25), as polícias Militar e Civil realizam uma megaoperação na comunidade para prender criminosos que, segundo serviços de inteligência, deixaram comunidades pacificadas pelas chamadas UPPs, as Unidades de Polícia Pacificadora. A ação da polícia foi liderada pelo Bope, que contou com pelo menos 150 homens e com o apoio da Marinha, que cedeu inicialmente seis blindados. Uma hora depois do início da operação 200 policiais civis e mais três blindados da Marinha e quatro caveirões do Bope chegaram para dar reforço à ação.




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terça-feira, 23 de novembro de 2010

Cientistas capturam antimatéria pela primeira vez

"Por razões que ninguém entende ainda, a natureza parece ter descartado a antimatéria"
Cientistas trabalhando no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern) conseguiram pela primeira vez criar e capturar anti-átomos por tempo suficiente para começar a estudar as propriedades da antimatéria. Usando o Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), maior acelerador de partículas do mundo, eles produziram moléculas de anti-hidrogênio, compostas por um antipróton e um pósitron, que permaneceram estáveis por algumas frações de segundo dentro de uma armadilha magnética antes de serem aniquiladas pelo contato com a matéria comum, feita de prótons e elétrons.

De acordo com as teorias atuais, quando o Universo foi criado pelo Big Bang, há cerca de 13,8 bilhões de anos, teriam sido produzidas quantidades iguais de matéria e antimatéria, já que a natureza não faz distinção entre elas. O fato de agora ele parecer ser composto só de matéria comum é um dos grandes mistérios da ciência. Para descobrir o que aconteceu com toda a antimatéria desaparecida, os cientistas precisam estudar suas propriedades para saber se pequenas diferenças entre elas podem ser a explicação.

- Por razões que ninguém entende ainda, a natureza parece ter descartado a antimatéria - diz Jeffrey Hangst, da Universidade de Aarhus e porta-voz do experimento.
Para tanto, os cientistas decidiram usar um dos sistemas mais simples da física, o átomo de hidrogênio. A ideia é comparar o comportamento do anti-hidrogênio com o dele. Mesmo ínfimas diferenças entre os dois poderiam levar a uma solução para o mistério.

- A diferença pode ser mais fundamental e ter relação com o ambiente de alta energia do início do Universo - conta Hangst. - Por isso manter o anti-hidrogênio é tão importante. Precisamos de tempo para estudá-lo.

Mas capturar esses anti-átomos não é tão fácil. Ao contrário de antipartículas como os antiprótons e pósitrons, eles não têm carga elétrica, dificultando o processo de isolá-los por meio de campos magnéticos. Dos milhares já criados no LHC, só 38 sobreviveram tempo o bastante para serem analisados.

Publicada em 18/11/2010 às 03h56m

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Descoberta - Serpentes voadoras encontradas na Ásia

Cobra Chrysopelea paradisi. Foto: DivulgaçãoWASHINGTON - Cinco espécies de serpentes voadoras foram encontradas nas regiões Sudeste e no Sul da Ásia. Para entender este feito, o biólogo da universidade Virginia Tech, Jake Socha, e um grupo de pesquisadores estudaram recentemente cobras Chrysopelea paradisi e como elas se lançaram de um galho no alto de uma torre de 15 metros de altura.
Câmeras gravaram a cobra se lançando de um galho.Foto: DivulgaçãoQuatro câmeras gravaram as cobras, o que permitiu criar e analisar as reconstruções 3-D do do corpo dos répteis durante o vôo. As análises revelaram que, apesar de viajarem até 24 metros da plataforma de lançamento, as serpentes não conseguiram um "estado de equilíbrio de deslizamento". Em vez de cair no chão, a cobra é empurrada para cima, mesmo que esteja se movendo para baixo porque o componente ascendente da força aerodinâmica é maior que seu peso, mas no fim acaba no chão.
- Hipoteticamente significa que se a serpente continuasse assim, acabaria por se mover para cima no ar, um feito bastante impressionante para uma cobra. Mas nosso modelo sugere que o efeito é apenas temporário já que a cobra bate no chão para terminar o deslize - diz o pesquisador.

Publicada em 23/11/2010 às 11h46m

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AIDS - Nova droga reduz em 43,8% o risco de contaminação pelo HIV

RIO - Resultados dos primeiros testes internacionais de eficiência de uma nova forma prevenção da contaminação pelo HIV, vírus que provoca a Aids, mostram que ele foi capaz de diminuir em 43,8% as infecções entre homens que tomaram uma dose diária do antirretroviral quando comparados com um grupo ao qual foi administrado um placebo.

- Essa descoberta muda para sempre o cenário da prevenção do HIV - diz Jim Pickett, diretor da Fundação Aids de Chicago. - Embora este nível de eficiência seja relativamente forte, o método ainda não está pronto para o horário nobre e ainda temos trabalho antes que esta estratégia seja implementada. Mas estamos felizes por termos uma nova opção de prevenção além das camisinhas masculina e feminina no horizonte.

Os testes avaliaram a segurança e eficácia da droga antirretroviral TDF/FTC, batizada Truvada quando tomada uma vez por dia como prevenção contra o HIV por homens gays, mulheres transgênero e outros homens que têm relações homossexuais não contaminados. Os participantes, 2499 no total, moram no Peru, Equador, Brasil, África do Sul, Tailândia e EUA. Metade foi escolhida aleatoriamente para receber o Truvada, enquanto a outra metade recebeu um placebo. Eles e os pesquisadores não sabiam quem estava recebendo o remédio e quais faziam parte do grupo de controle.

A análise primária dos resultados, divulgada na edição online do "New England Journal of Medicine", foi feita após uma média de 14 meses depois do início do tratamento. Cada paciente foi testado mensalmente para o HIV e era regularmente examinado para outras doenças sexualmente transmissíveis, além de receberem camisinhas e aconselhamento psicológico, em um robusto pacote de prevenção. Ao final dos testes, foram verificadas 36 infecções entre os que receberam o Truvada, contra 64 entre os que receberam o placebo. Os pesquisadores calculam que o medicamento reduziu os riscos de contaminação em 43,8%. Embora alguns efeitos colaterais tenham sido reportados pelos que tomaram o Truvada, mais testes serão necessários para verificar sua segurança a longo prazo.
Publicada em 23/11/2010 às 11h12m

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Baratas! Quase Invencíves?

Mitos, histórias e a importância das baratas são tema de projeto da UFRJ

Por: Renato Grandelle
" Existe um confronto urbano entre o homem e a barata"

Estudo quer acabar com mitos sobre a barata. Foto: Divulgação
Assista ao vídeo sobre as baratas
RIO - Ela é uma das maiores vilãs do mundo animal. Transmite doenças, adapta-se a qualquer ambiente, e, como se não bastasse, é feia. Poucos discordariam de aplicar este julgamento à barata. Mas há quem se esforce para mudar a imagem do inseto. Um grupo do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) prepara uma série de minidocumentários para provar que a cucaracha é importante na cadeia alimentar, fundamental para a limpeza de material orgânico e, além de tudo, pode até ter uma aparência simpática.

- Existe um confronto urbano entre o homem e a barata - destaca Roberto Eizemberg, que integra a equipe do projeto batizado de "Baratas: procuradas vivas ou mortas". - Não queremos que ninguém crie o inseto em casa. Mas é importante saber como ele é necessário à natureza, e de que formas podemos controlar o seu crescimento populacional nos centros urbanos.

O boom das baratas poderia ser evitado com ajuda de sua maior inimiga: a vespa. Ela põe seu ovo no interior da ooteca da barata - uma estrutura de cálcio onde há dezenas de ovos. A larva da vespa, ao nascer, alimenta-se dos embriões da rival em gestação.

A aliança do homem com a vespa seria bem-vinda. O crescimento das metrópoles tem assanhado as baratas. Já existem 200 delas para cada um de nós em São Paulo, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Biológicas. Afinal, com as cidades, aumenta também a produção de lixo, seu habitat por excelência. E, quando se trata delas, nenhum exemplar é desprezível. Uma barata deixa, em média, 750 filhotes em sua vida, produzidos em apenas um ano.

O milagre da multiplicação é especialmente visível nos meses mais quentes. À noite, a inversão térmica faz a temperatura aumentar nas tubulações e diminuir na superfície. Em busca de um tempo mais fresco, as baratas saem dos esgotos e se exibem nas casas alheias.

O calor ressalta uma adaptação sofrida por aquelas que adotaram a cidade como lar: os hábitos noturnos. As 99% que permaneceram no campo preferem circular durante o dia.
- Aquelas que vieram para a cidade trocaram a hora de circular para não se depararem com o homem - explica Suzete Bressan, consultora técnica do projeto e professora do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho. - Nada assusta mais uma barata do que ser surpreendida enquanto passeia pela madrugada.

Por isso, não precisa gritar: se flagrada por aí, a barata foge. Se capturada, ela aciona seus mecanismos de defesa. Entre seus recursos está a mordida (caso do inseto urbano), estridular (a emissão de um som agudo, comum entre as espécies silvestres) e o uso dos espinhos de suas patas, também visto apenas em algumas delas. Nem os inseticidas são muito eficientes, porque, quando usados em excesso, podem contribuir para a proliferação de um grupo mais resistente ao veneno.

O que não se discute é a capacidade de sobrevivência desse inseto. Não à toa há fósseis do animal de 300 milhões de anos - são, portanto, anteriores aos dinossauros. Em toda a sua trajetória, o inseto sofreu pouquíssimas adaptações em sua anatomia. O desenho das asas, por exemplo, é praticamente o mesmo.

O futuro também não reserva ameaças à barata. Nem um ataque nuclear seria capaz de detê-las.
- Por viverem escondidas em galerias, elas ficam mais protegidas dos efeitos de uma explosão nuclear do que o homem - opina Rozemberg. - Outra demonstração de resistência é o fato de que as baratas têm um sistema nervoso descentralizado, o que permite até que seu corpo resista algum tempo após a cabeça ser arrancada.

Quem quiser decepar a barata terá de suar: as pernas do tipo cursoriais, próprias para correr, tornam-na um dos mais rápidos insetos terrestres. O instinto de defesa abrange até a criação dos filhotes - os ovos, como foi mencionado, ficam dentro de uma cápsula de cálcio, que, embora seja penetrada pela vespa, é suficiente para protegê-la de uma série de outras espécies.

Desprezada pelo homem, a barata apetece ao paladar de aranhas, lacraias, sapos, escorpiões e pássaros. Tem, portanto, um papel inegável na cadeia alimentar.
Mais amplo é o cardápio das próprias baratas. A impressão é de que qualquer objeto pode lhes servir de alimento. As espécies silvestres preferem raízes de plantas e fungos; as urbanas, plástico, isopor, madeira, materiais de fossas. Eventualmente podem apelar para o canibalismo, quando a dieta tradicional é escassa ou sua colônia é invadida. A contaminação de alimentos com uma secreção, aliás, é uma das formas de a espécie marcar território.

A demarcação de seu espaço, a dieta e os locais por onde transita mostram por que a barata não é um modelo de higiene. Seu habitat conta com inúmeros micro-organismos patogênicos, transmissores de doenças que vão da gastroenterite ao herpes. Ainda assim, menos de 40 das 4 mil espécies conhecidas podem ser consideradas pragas urbanas.

Para quem quer estudar essa variedade, o Brasil é um palco privilegiado. Mil espécies são vistas por aqui - entre elas a Blaberus giganteus, nativa da Amazônia, que atinge 10 centímetros de comprimento. Mais comum é se deparar com a Blattella germanica, protagonista de uma disputa diplomática. Os franceses dizem que a espécie é alemã; estes, por sua vez, asseguram que o inseto foi descoberto na França. Por aqui, ela é conhecida tanto como francesinha como por baratinha-alemã.

Curiosidades como esta serão abordadas nos novos vídeos do projeto, que conta com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio (Faperjgalpão na Praça Saens Peña, na Tijuca.
- Procuramos desmistificá-la, mostrá-la como um inseto que faz parte da cadeia ecológica, que tem papel inestimável por decompor matéria orgânica - ressalta Eizemberg. - É possível mudar a percepção das pessoas.

E se alguém encontrá-la em casa?
- Aí é melhor pegar o chinelo.
Publicada em 23/11/2010 às 08h28m

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O que são e quais a diferença entre SSH e FTP?

Descubra para que servem e quais são as características desses dois protocolos de rede.
Por Felipe Miguel Jorge Arruda

Ao contratar um serviço de hospedagem na internet, por exemplo, sempre estão disponíveis pacotes que oferecem, entre outras tecnologias, acesso ao servidor através dos protocolos FTP e SSH.

Muita gente fica em dúvida sobre qual protocolo usar e no que exatamente se diferem, já que a princípio parece existir uma relação entre eles. Mas antes de começarmos a abordar as características de cada um, é melhor esclarecer alguns termos que podem ser úteis para a compreensão do assunto.

Para que serve o Shell?

O Shell é o software que coloca o usuário em contato com o kernel do sistema operacional, através de uma interface gráfica ou de linha de comando. Quando abríamos o prompt do MS-DOS, no Windows, estávamos abrindo um Shell. No caso, a ferramenta era aberta através do famoso arquivo “command.com”, substituído mais tarde pelo “cmd.exe”.

O propósito principal desse tipo de software é a execução de comandos e programas. Porém, funcionalidades adicionais, como a visualização de diretórios ou a execução de scripts, costumam estar disponíveis nos shells. Entre os mais famosos estão o Bourne-again Shell (bash) e o C Shell (csh), ambos disponíveis para sistemas GNU/Linux.
Com o surgimento das redes de computadores, não demorou muito até que alguém pensasse em acessar um computador remotamente, ou seja, que o operador de uma máquina pudesse controlar outra sem estar presente fisicamente.

SSH: acesso remoto seguro

Para isso surgiu o Telnet, um protocolo que possibilitava uma comunicação bidirecional e interativa entre duas máquinas, através de comandos de textos. Hoje em dia esse protocolo vem sendo substituído pelo SSH, o Secure Shell. A razão principal está logo na primeira letra da sigla: o SSH é mais seguro!

Enquanto o Telnet transmite dados em texto puro, até mesmo senhas, através de uma rede ou da internet, o SSH criptografa os dados trafegados entre os computadores, dificultando assim a interceptação dos mesmos por pessoas mal-intencionadas.

O protocolo foi desenvolvido por Tatu Ylönen na Universidade de Tecnologia de Helsinki, em 1995. Hoje em dia ele é usado, basicamente, para fazer o login, executar comandos em máquinas remotas e transferir arquivos entre os hosts.

Existem diversas implementações de clientes SSH disponíveis gratuitamente na internet. Para máquinas Windows, o software mais famoso é o PuTTY, que além de gravar o histórico de preferências e de máquinas acessadas ao longo do tempo, também tem suporte para IPv6. Além disso, o software não requer instalação alguma. Basta baixar o executável e abri-lo.

Outra funcionalidade muito utilizada e que funciona com a ajuda do SSH é a transferência de arquivos entre duas máquinas, através do Secure Copy, ou SCP, como é mais conhecido. Com ele o usuário poderia, através de uma única linha de comando, copiar um arquivo hospedado no servidor web, por exemplo, para a máquina local. E, depois de editá-lo, o SCP também poderia ser usado para enviar o arquivo modificado novamente para o web server.

Protocolo de Transferência de Arquivo

Assim como o SCP, o File Transfer Protocol (FTP) também serve para copiar arquivos através de uma rede TCP/IP, como é a Internet. Novamente, o que torna o FTP não seguro é a autenticação feita em texto puro, que pode ser interceptada por alguém que queira descobrir o usuário e a senha necessários para acessar uma máquina.

As primeiras ferramentas desenvolvidas para acessar servidores FTP eram todas baseadas em modo texto, exigindo que o usuário aprendesse a sintaxe correta do comando a ser executado no Shell do sistema.

Porém, hoje existem diversos clientes FTP que podem ser operados através de uma interface gráfica, transformando para o usuário a ação de copiar e enviar arquivos em uma simples operação de “arrastar e soltar” ícones.
Filezilla
Fonte: Filezilla
O Filezilla é um aplicativo muito popular para Windows e que certamente facilita a vida de quem precisa acessar servidores FTP diariamente, para gerenciar os arquivos que fazem parte de um site, por exemplo.

Existe também uma versão portable do software, para quem precisa carregar um cliente FTP funcional dentro de um pendrive.

Importante notar que o Filezilla também possui suporte para o SSH File Transfer Protocol (SFTP), uma espécie de “primo” do FTP que usa a criptografia do SSH durante a transferência de arquivos.

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Novos eletrônicos: TV de 14" da Tectoy vem com jogos e pode ser personalizada

Aparelho conta com 12 games na memória e cartela de adesivos para o usuário deixar o equipamento com a sua cara.
Por Douglas Ciriaco

TV 14’’ Super Slim Flat TVS-1410
TVS-1410: novo lançamento da Tectoy, com 12 jogos na memória e adesivos para personalização. Foto: Divulgação/Tectoy
O mais novo lançamento da Tectoy é a TVS-1410, uma TV de 14’’ Super Slim Flat que começa a ser comercializada a partir do início de dezembro deste ano. Lançar uma televisão não é nada surpreendente, mas o diferencial aqui é que um joystick ergonômico e 12 jogos na memória acompanham o aparelho.

A TVS-1410 tem tela CRT (tubo) e espera explorar um nicho de mercado ainda bastante lucrativo. Para Vanessa Artea, gerente de marketing da Tectoy, “o mercado de TV CRT é de cerca de 2 milhões de aparelhos ao ano. Sempre teremos consumidores que buscam uma TV para um segundo ou terceiro ambiente da casa e querem um produto de qualidade, preço acessível e bom design”.

Além dos jogos, a TVS-1410 traz também uma cartela de adesivos para que o usuário possa personalizar o aparelho e deixá-lo com a sua cara. A cartela possui quatro temas diferentes: quarto de menino, quarto de menina, sala de TV e cozinha.

Controle remoto, funções Closed Caption, Timer ON/OFF, Sleep Timer e Consumo Zero de Energia acompanham o produto. A TV 14’’ Super Slim Flat TVS-1410 é produzida em Manaus e chega ao mercado no início do próximo mês, com um preço sugerido de R$ 299.

Se você foi criança nas décadas de 1980 e 1990, suas diversões eletrônicas com certeza contaram com algum equipamento da Tectoy. A empresa era a representante brasileira da SEGA, desenvolvedora de consoles de muito sucesso por aqui como Master System e Mega Drive.

Especificações da Radeon HD 6990 (Antilles) vazam na rede

Depois de ter seu lançamento anunciado para o primeiro trimestre de 2011, slides aparecem relevando detalhes sobre a placa tão aguardada.
Por Allan Valin Ribeiro da Fonseca

Especificações
Recentemente vazaram slides com as especificações técnicas da Radeon HD 6990 (codinome Antilles), pertencente à nova geração de placas de vídeo da AMD, que apresentaria dois GPUs de alto desempenho funcionando em paralelo. Graças a eles foi confirmado que a placa realmente apresenta desempenho excelente e componentes de cair o queixo.

A placa terá 4 GB de memória GDDR5 com largura de banda 307,2 GB/s, 64 unidades de rasterização (ROPs), 3840 Stream Processors, precisão simples de 6 TFLOPs, precisão dupla de 1,5 TFLOPs, TDP de 30 Watts ocioso e 300W em funcionamento, assim como vazão geométrica de 3100 Mtri/s.

Os slides também mostram que a arquitetura da placa é a VLIW4 (conhecida como 4D), que usa 4 unidades de shaders medianos. Além disso, há informações sobre a Radeon 6970: ela contará com 30 unidades SIMDs, cada uma composta por 64 Stream Processors e 96 TMUs. Outro avanço na arquitetura da linha 6900 é a duplicação da quantidade de polígonos processados por clock: dois.

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Skinny Player, o tocador de música em forma de band-aid

Aparelho conceito grudaria no corpo, dispensaria fones de ouvido e recarregaria as baterias com o calor gerado pelo usuário.
Por Allan Valin Ribeiro da Fonseca

Band-aid musical
Fonte da imagem: Divulgação/Yanko Design
O Skinny Player é um conceito de tocador de música inovador, pois seria praticamente um band-aid caso servisse para cobrir ferimentos. Para usá-lo, bastaria grudá-lo sobre o corpo e apertar o botão central para tocar músicas. Também não seriam necessários fones de ouvido, pois suas abas possuiriam caixas de som. Já a bateria seria recarregada pelo calor do usuário, porém essa tecnologia ainda não existe.

A capacidade de armazenamento do gadget seria de apenas um álbum, ou seja, algo em torno de 50 MB. O conceito prevê seu uso por quem precisa realizar atividades em que é necessário ter as mãos desocupadas – portanto, é principalmente voltado para quem faz exercícios físicos.

Ao todo, ele seria produzido em quatro cores: azul, verde, amarela e rosa. Além disso, o botão central teria 3 centímetros de diâmetro, sua largura seria de 8 cm e a espessura não ultrapassaria os 3 milímetros. Ainda não há informações a respeito sobre a potência do som ou a adição de mais botões controladores – em princípio seria apenas o liga/desliga.

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segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Ibama multa Natura em R$ 21 milhões por uso ilegal da flora

Natura.net

O Ibama multou em R$ 21 milhões a Natura, uma das maiores fabricantes nacionais de cosméticos, por usar recursos da biodiversidade brasileira sem autorização.
Segundo o site Ig, as multas fazem parte de um pacote de autuações de R$ 100 milhões, aplicado a várias empresas nacionais e estrangeiras e resultado de investigação do Ministério Público Federal do DF.
A Natura pertence a Guilherme Leal, candidato a vice-presidente na chapa da senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva.
Segundo Rodolfo Guttilla, diretor de Assuntos Corporativos da Natura, a empresa recebeu 64 autos de infração no último dia 3 e vai recorrer.
Guttilla diz que as multas se devem a "entendimentos diferentes" sobre o processo de autorização para acesso a recursos genéticos.
O tema é regulado por uma Medida Provisória de 2001, que foi alvo de críticas dos cientistas, mas que o Ministério do Meio Ambiente (MMA) nunca conseguiu alterar.
Pela regra atual, qualquer acesso a espécies da fauna e da flora brasileiras para pesquisa depende de uma autorização prévia do CGen (Conselho de Gestão do Patrimônio Genético).
Para um produto ser colocado no mercado, é preciso além disso a anuência do provedor (seja o governo ou uma comunidade tradicional ou indígena) e um contrato de repartição de benefícios.
A Natura diz que 100% de seus produtos têm repartição de benefícios. Mas diz que não pode esperar dois anos por uma autorização de pesquisa do CGen. "Dois anos é o ciclo de vida de um produto no mercado", diz Guttilla.
A situação, diz, ficou mais grave em 2007, quando o conselho, ligado ao MMA, suspendeu a análise dos pedidos de pesquisa da Natura.
Uma das 64 multas se refere à pesquisa de aromas de uma planta coletada dentro da fazenda da Natura em Cajamar (interior paulista).
"Estão extrapolando os limites da racionalidade econômica", reclamou.
Procurado pela Folha no começo da noite de ontem, o Ibama não se manifestou. A assessoria de imprensa do órgão afirmou que não conseguiria localizar ninguém para comentar o caso, por ser sexta-feira à noite.
O presidente do CGen, Bráulio Dias, também não pôde ser localizado até o fechamento desta edição.

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Concurso Público da Prefeitura Municipal de Areia Branca - RN - Nº 001/2010

O Concurso Público destina-se a seleção pública de candidatos para provimento de vagas para cargos públicos existentes no Quadro Permanente de Pessoal da Prefeitura Municipal, as quais serão preenchidas durante o período de validade do referido concurso. O Processo Seletivo de conformidade com a Lei de nº 1.142, de 18 de dezembro de 2009, tem como objetivo a contratação temporária de pessoal, em caráter excepcional, em postos de trabalho de nível médio e superior pelo período de até vinte e quatro (24) meses, prorrogável por igual período, nas condições e prazos estabelecidos no presente Edital. O certame oferece diversos cargos com salários que podem chegar até R$ 7.000,00.

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 Edital de Concurso Público Nº 001/2010                                                                       Download


NOTA
AREIA BRANCA/RN
Em razão de retificação de Edital a ser postada dia 22/11/2010 o início das inscrições foram postergadas para próxima quarta-feira dia 24/11/2010

 Resumo:

O Prefeito Municipal de Areia Branca, Estado do Rio Grande do Norte, no uso de suas
atribuições legais, torna pública a abertura de inscrições e normas estabelecidas para a realização de
Concurso Público e Processo Seletivo destinados a seleção de candidatos para o preenchimento de
vagas no Quadro Efetivo da Prefeitura Municipal e contratação de pessoal para atendimento do:
Programa de Saúde da Família-PSF, Programa de Saúde Bucal-PSB, Centro de Atenção Psicosocial-
CAPS, Centro de Referência da Assistência Social-CRAS, Centro de Referência Especializada de
Assistência Social-CREAS, Programa de Agentes Comunitários de Saúde-PACS, Programa Nacional
de Inclusão do Jovem-ProJovem e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil-PETI, todos através de formação de cadastro reserva, constantes do Anexo I deste Edital de Concurso Público/Processo Seletivo de no 001/2010, com publicação do seu Resumo na Edição do dia 17 de novembro de 2010, do Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte, observado o disposto no Art. 37 da Constituição Federal, na Lei Orgânica Municipal, na Lei Municipal de no 1.158, de 2 de julho de 2010, na Lei Municipal de no 1.142, de 18 de dezembro de 2009, no Decreto Municipal no 023, de 12 de novembro de 2010, consoante às regras e condições neste Edital estabelecidas, podendo qualquer informação a respeito ser obtida, pelo telefone: (0xx84) 3332.3379, da Prefeitura Municipal de Areia Branca/RN e (0xx84) 3431.2303, da Mult – Sai : Ltda. e, ainda, pelo site www.multsai.com.br ou e-mail: multsai@uol.com.br.
1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES E ESPECIAIS:
1.1 - O Concurso Público destina-se a seleção pública de candidatos para provimento de vagas
para cargos públicos existentes no Quadro Permanente de Pessoal da Prefeitura Municipal, as quais
serão preenchidas durante o período de validade do referido concurso.
1.2 - O Processo Seletivo, de conformidade com a Lei de no 1.142, de 18 de dezembro de
2009, tem como objetivo a contratação temporária de pessoal, em caráter excepcional, em postos de
trabalho de nível médio e superior pelo período de até vinte e quatro (24) meses, prorrogável por igual
período, nas condições e prazos previstos no presente Edital.
1.2.1 - Os candidatos selecionados serão chamados a assinar contrato de prestação de serviços
com o Município, de acordo com a classificação obtida e as necessidades do mesmo, visando o
exercício das funções relacionadas para execução dos Programas Sociais junto às Secretarias
correspondentes, podendo os referidos contratos serem rescindidos unilateralmente pela Prefeitura
Municipal, por decorrência de extinção ou falta de repasse de alguns dos programas.
1.2.2 - O contrato ou ato administrativo firmado de acordo com esta Lei extinguir-se-á, sem
direito a indenizações:
1.2.2.1 - Pelo término do prazo contratual;
1.2.2.2 - Por iniciativa do contratante ou do contratado;
1.2.2.3 - Pela extinção ou conclusão dos ou algum programas;
1.2.3 - A extinção do contrato, nos casos dos subitens 1.2.2.2 e 1.2.2.3, será comunicada com a
antecedência mínima de trinta dias.
1.2.4 - A extinção do contrato, por iniciativa do órgão ou entidade contratante, decorrente de
conveniência administrativa, importará no pagamento ao contratado de indenização correspondente à
metade do que lhe caberia referente ao restante do contrato.
1.2.5 - O pessoal contratado nos termos do presente Edital, ficará sujeito ao regime da
Consolidação das Leis do Trabalho - Decreto-Lei no 5.452, de 1º de maio de 1943, no que tais
determinações não contrariem o disposto nesta Lei, bem como estarão vinculados ao Regime Geral de
Previdência Social, consoante o Art. 40, § 13, da Constituição Federal;
1.2.6 - As vagas reservas em concurso para as funções temporárias, encontram-se dispostos no
Anexo I, parte integrante deste Edital.
1.2.7 - O Processo Seletivo, realizado simultaneamente com o concurso público, será,
igualmente, com as mesmas prerrogativas, realizado pela empresa Mult - Sai: Multi Serviços,
Assessoria et Informática Ltda, empresa especializada, com sede à Pça. Cristo Rei, no 216-A, 1o
Andar - Centro, 59380-000, Currais Novos/RN, CNPJ no 09.115.130/0001-44 e registro no Conselho
Regional de Administração - CRA/RN sob no PJ-260 e Inscrição Secundária CRA/PB sob no PJS-
0127, com e-mail multsai@uol.com.br e site http://www.multsai.com.br, no qual está disposto o
presente Edital na íntegra e onde serão publicados os demais procedimentos do referido concurso, sob
a fiscalização da Comissão Especial de Acompanhamento e Fiscalização, instituída por Ato
Administrativo do Chefe do Poder Executivo Municipal.
1.2.8 - A empresa responsável, a Prefeitura Municipal e a Comissão de Acompanhamento e
Fiscalização do Processo Seletivo, não repassarão ao candidato “Manual do Candidato”, sendo dever
do mesmo a leitura deste Edital, na íntegra, dispostos na Prefeitura Municipal, no local de realização
das inscrições e no site www.multsai.com.br, para o conhecimento integral das normas estabelecidas.
2. DA INSCRIÇÃO:
2.1 - Além da inscrição, para a investidura nos cargos públicos e contratações para as funções
temporárias, oferecidos pelo presente Concurso Público/Processo Seletivo, será exigido dos candidatos classificados o preenchimento dos seguintes requisitos de habilitação:
2.1.1 - Ser brasileiro nato ou naturalizado ou, ainda, português com residência permanente no
País, desde que atendidos os princípios de reciprocidade previstos no § 1o, do Art. 12, da Constituição
Federal;
2.1.2 - Estar em dia com as obrigações eleitorais;
2.1.3 - Estar quite com as obrigações militares, se for candidato do sexo masculino;
2.1.4 - Possuir escolaridade requerida neste Edital e conhecimento profissional para o exercício
das atribuições do cargo público;
2.1.5 - Possuir os documentos exigidos como pré-requisitos para o cargo a que irá concorrer,
sendo a sua apresentação exigida no ato da nomeação;
2.1.6 - Estar inscrito e devidamente quite com as exigências legais do respectivo Conselho
Regional da Profissão, quando for o caso, sendo a sua apresentação exigida no ato da nomeação;
2.1.7 - Ter, à data de homologação do concurso idade mínima de 18 (dezoito) anos;
2.1.8 - Possuir documento probatório, na forma definida por Lei, os candidatos menores de 18
(dezoito) anos já emancipados;
2.1.9 - Estar apto física e mentalmente para o exercício do cargo para o qual concorre não
sendo portador de deficiência incompatível com as atribuições do cargo;
2.1.10 - Conhecer e estar de acordo com as exigências contidas no presente Edital;
2.2 - Condições Gerais:
2.2.1 - Havendo inscrições múltiplas, prevalecerá a inscrição de data mais recente ou, mesmo
que haja coincidência de datas, a opção será do candidato, vez que os cartões serão emitidos;
2.2.2 - A inscrição no presente Concurso Público implica no conhecimento e tácita aceitação
das condições estabelecidas neste Edital e demais instrumentos reguladores, dos quais o candidato não poderá alegar desconhecimento, inclusive as que advirem por meio de retificação deste Edital;
2.2.3 - O candidato que fizer qualquer declaração falsa ou inexata ao se inscrever, e, caso não
possa satisfazer a todas as condições enumeradas neste Edital, terá cancelada sua inscrição e serão
anulados todos os atos dela decorrentes, mesmo que tenha sido classificado nas provas, exames e
avaliações;
2.2.4 - A não integralização dos procedimentos de inscrição, ou seja, o pagamento da taxa de
inscrição e informações para o devido preenchimento da Ficha de Cadastro (Ficha de Inscrição)
implica na desistência do candidato e sua conseqüente eliminação do Concurso Público/Processo
Seletivo;
2.2.5 - Não será aceita inscrição condicional e/ou extemporânea, por via postal ou por fax,
admitindo-se, somente:
2.3 - Inscrição via Internet, através do site www.multsai.com.br, Link Concurso
Público/Processo Seletivo de Areia branca/RN - , obedecendo-se os passos a
seguir dispostos:
2.3.1 - Ler o Edital na íntegra;
2.3.2 - Definir-se pelo cargo que pretende concorrer;
2.3.3 - Preencher devidamente a Ficha de Cadastro (Ficha de Inscrição);
2.3.3.1 - Todos os campos do cadastro de inscrição (Ficha de Inscrição) devem ser preenchidos
com informações verdadeiras, sob pena de imputações legais mediante declaração falsa;
2.3.3.2 - Emitir o Boleto Bancário e efetuar o seu pagamento até a data do vencimento
constante do mesmo, em qualquer banco, cuidando para a quitação do mesmo não ser efetuado
através de depósito bancário, razão pela qual a instituição financeira não integralizará o
pagamento, informando por sua vez à Mult - Sai;
2.3.3.2.1 - O pagamento do boleto, após a data do seu vencimento, implica não só no cancelamento
do mesmo, como também da inscrição;
2.3.3.2.2 - O banco confirmará o pagamento do referido boleto junto à Mult - Sai: Ltda.;
2.3.3.2.3 - A inscrição pela internet será integralizada após a confirmação do pagamento do
Boleto Bancário pelo banco, junto à Mult - Sai: Ltda., o que não acontecerá se o mesmo for pago
através de depósito bancário;
2.3.3.2.4 - Após 08 (oito) dias úteis do encerramento das inscrições, a empresa publicará Edital
de Deferimento e de Indeferimento das mesmas com publicação de lista provisória através do seu site
www.multsai.com.br, podendo esse prazo ser postergado pela empresa organizadora por razões
técnicas ou administrativas, mediante notificação prévia por parte da mesma;
2.3.3.2.5 - Após a publicação dos Editais de Deferimento/Indeferimento das inscrições, com
publicação das listas provisórias, que implicará na confirmação ou não da inscrição por parte do
candidato e o mesmo que não constar na relação provisória divulgada no Edital de Deferimento, dispõe de 48 (quarenta e oito) horas da publicação do mesmo, para interpor recurso, junto à empresa
organizadora, através de modelo disposto no Anexo VII, enviado exclusivamente através do correio
eletrônico recursosmultsai@uol.com.br, mediante a constatação das seguintes ocorrências nas
Listas Provisórias:
2.3.3.2.5.1 - Ausência do seu nome nas Listas Provisórias de candidatos inscritos;
2.3.3.2.5.2 - Erro cadastral como nome, data do nascimento, documento, endereço, cargo,
escolaridade etc.;
2.3.3.2.5.3 - Inclusão do seu nome na Relação Provisória de Candidatos com inscrição indeferida;
2.3.3.2.5.4 - Inclusão do seu nome na Relação Provisória de candidatos que tiveram suas
inscrições para concorrer às vagas reservadas aos portadores de deficiência deferidas, não sendo
portador de deficiência;
2.3.3.2.5.5 - Não inclusão do seu nome na Relação Provisória de candidatos que tiveram suas
inscrições para concorrer às vagas reservadas aos portadores de deficiência deferidas, sendo portador
de deficiência;
2.3.3.2.5.6 - Inclusão do seu nome na Relação Provisória de candidatos que tiveram suas solicitações
de condição diferenciada para a realização de Prova Objetiva deferidas, em caso do candidatonão possuir necessidade de condição diferenciada;
2.3.3.2.5.7 - Inclusão do seu nome na Relação Provisória de candidatos que tiveram suas
solicitações de condição diferenciada para a realização de Prova Objetiva deferidas, em caso do
candidato possuir necessidade de condição diferenciada;
2.3.3.2.6 - Após recurso, a confirmação ou não da inscrição será publicada e, igualmente
confirmada através do site da empresa, www.multsai.com.br, mediante a digitação do número de
inscrição no campo específico.
2.3.3.2.7 - Será de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento de seus dados no
cadastro disponibilizado pela empresa responsável, bem como nas Listas provisórias, as quais passarão a ser oficiais e imutáveis àqueles que não venham a interpor qualquer tipo de recurso nos prazos previamente estabelecidos.
2.3.3.2.8 - A Mult - Sai: Ltda não será responsabilizada por reclamações de falta de confirmação
de inscrição após os prazos estabelecidos neste Edital;
2.3.3.2.9 - A empresa não será responsabilizada pelas inscrições que não forem efetuadas de
forma correta;
2.3.3.2.10 - O período de inscrição no presente Concurso Público/Processo Seletivo é o
disposto no subitem 2.4.1, encerrando-se, porém às 23:59 hs do último dia de inscrições previsto neste
Edital, com o pagamento do Boleto Bancário podendo ser efetuado no primeiro dia útil subseqüente ao
encerramento das mesmas, conforme data expressa no mesmo;
2.3.3.2.11 - Uma vez paga, a taxa de inscrição não será devolvida sob nenhuma hipótese;
2.3.3.2.12 - A inscrição efetuada via internet somente será validada após confirmação do
recolhimento do valor da inscrição, através do pagamento do Boleto Bancário, sendo o depósito em
conta válido somente para a inscrição presencial;
2.3.3.2.13 - O comprovante de inscrição do candidato poderá ser solicitado pela empresa
organizadora para esclarecimento de eventual dúvida, obedecidos os prazos estabelecidos;
2.3.3.4 - São de responsabilidade única do candidato os dados cadastrais informados na solicitação
de inscrição (Ficha de Inscrição);
2.3.3.5 - O cargo ou emprego a ser disposto na ficha de inscrição, deve ser preenchido com a
eventual opção de inscrição para a sede, unidade administrativa ou comunidade oferecida;
2.3.3.6 - Não serão acatadas inscrições cujo pagamento do valor da mesma tenha sido efetuado
em desacordo com os valores estipulados no presente Edital, seja qual for o motivo;
2.3.3.7 - Os valores de inscrição pagos em desacordo com o estabelecido neste Edital poderão
ser complementados para que a inscrição seja deferida, mediante solicitação do pretenso candidato;
2.3.3.8 - A empresa responsável, Mult - Sai: Ltda. não se responsabiliza por inscrições via
internet, não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação,
congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que
impossibilite a transferência dos dados, ou pelo descumprimento das instruções para inscrição via
internet constante neste Edital;
2.3.3.9 - Nos casos em que a inscrição não seja efetuada de conformidade com as disposições
deste Edital, ou seja, nos seus moldes, serão desconsideradas, não cabendo ao eventual candidato ou
interessado qualquer direito;
2.3.3.10 - A inscrição no presente Concurso Público, implica no conhecimento e tácita
aceitação das condições estabelecidas neste Edital e demais instrumentos reguladores, dos quais o
candidato não poderá alegar desconhecimento, inclusive as que advirem por meio de retificação deste
Edital, conforme disposto no subitem 2.2.2;
2.4 - Período e Local de Inscrição:
2.4.1 - Período: de 22 de novembro até as 23:59 horas (vinte e três horas e cinquenta e nove
minutos) do dia 17 de dezembro de 2010, somente pela internet, pelo site da empresa responsável:
www.multsai.com.brInscrição Online ;
2.5 - Dos Valores das Taxas de Inscrição:
2.5.1 - Para os cargos de Técnico Enfermagem-Efetivo e Temporários, Auxiliar Consultório
Dentário-PSB, Agente Comunitário de Saúde-PACS, Oficineiros-PROJOVEM e Oficineiros-PETI, o
valor das inscrições é de R$ 45,00 (quarenta e cinco reais);
2.5.3 - Para os cargos de Fisioterapeuta, Bioquímico, Assistente Social, Nutricionista,
Enfermeiro, Médico: Clínico Geral-Plantonista, Cardiologista, Ginecologista/Obstetra, Cirurgião
Geral, Mastologista, Dermatologista, Ortopedista, Reumatologista, Médico Clínico Geral-PSF,
Enfermeiro-PSF, Dentista-PSB, Médico Psiquiatra-CAPS, Educador Físico Saúde-CAPS, Pedagogo
em Saúde-CAPS, Assistente Social e Psicólogo-CRAS e CREAS e Orientador Social-ProJovem , o
valor das inscrições é de R$ 65,00 (sessenta e cinco reais);
2.6 - Da Isenção da Taxa de Inscrição:
» O candidato, comprovadamente, doador de sangue, amparado pela Lei no 5.508, de 04 de
dezembro de 1992, poderá solicitar a isenção de pagamento da taxa de inscrição para o presente
concurso, desde que:
a) seja portador de carteira de doador de sangue;
b) tenha feito, sistematicamente, no mínimo, três doações de sangue, comprovadas, nos doze
(12) meses anteriores à publicação do presente Edital.
2.6.1 - Obedecendo às disposições deste Edital, o candidato deve enviar à empresa responsável,
via correios, o requerimento constante do ANEXO IV, juntamente com as cópias autenticadas em
Cartório da documentação correspondente a sua condição de doador regular, expedida por bancos de
sangue, públicos ou privados, autorizados pelo Poder Público, no qual, o doador já tenha feito, no
mínimo, três doações nos doze (12) meses anteriores à publicação deste Edital;
2.6.2 - As informações prestadas na Ficha de Inscrição, bem como a documentação apresentada
serão de inteira responsabilidade do candidato, respondendo este, por qualquer falsidade;
2.6.3 - Não será concedida isenção de pagamento de valor de inscrição ao candidato que:
2.6.3.1 - Omitir informações ou torná-las inverídicas;
2.6.3.2 - Fraudar ou falsificar documentação;
2.6.3.3 - Pleitear a isenção, instruindo o pedido com documentação incompleta;
2.6.3.4 - Não observar o prazo e os horários estabelecidos no presente Edital;
2.6.3.5 - Deixar de apresentar juntamente com os documentos supra determinados, o requerimento
de isenção, disposto no ANEXO IV, do presente Edital;
2.6.4 - Para todos os efeitos, após a postagem do requerimento de isenção juntamente com os
documentos comprobatórios, não será permitido:
2.6.4.1 - Complementação da documentação;
2.6.4.2 - Revisão ou recurso.
2.6.5 - Não será aceita solicitação de isenção de pagamento de valor de inscrição que esteja em
desacordo com as disposições deste Edital;
2.6.6 - Os pedidos de isenção serão analisados e julgados pela empresa responsável pelo
concurso público, que deferirá ou indeferirá cada um, mediante os procedimentos apresentados;
2.6.7 - A relação dos pedidos de isenção deferidos e indeferidos será divulgada juntamente com
os demais candidatos, ou seja, 08 (oito) dias úteis após o encerramento das inscrições, por meio de
publicação de Edital no site da empresa responsável, www.multsai.com.br;
2.6.8 - O candidato que tiver seu pedido de isenção julgado indeferido só terá sua inscrição
integralizada mediante:
2.6.8.1 - Efetuação do pagamento do Boleto Bancário, correspondente a taxa de inscrição ao
cargo ou emprego pleiteado, até o terceiro dia subseqüente ao da publicação do Edital de deferimento e indeferimento de inscrições;
2.6.8.1.1 - O Boleto Bancário de que trata o subitem anterior, será emitido pela empresa,
mediante solicitação do candidato;
2.7 - Das Vagas Destinadas aos Portadores de Deficiências:
2.7.1 - As pessoas portadoras de deficiência, amparadas pelo artigo 37, inciso VIII, da Constituição
Federal e pelo artigo 5o, § 2o, da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990, poderão, nos termos
do presente edital, concorrer a 7 (sete) vagas - correspondentes a 5% do total de vagas de que trata este edital, além daquelas que vagarem ou forem criadas no curso do certame, de acordo com o disposto no Art. 39, do Decreto no 3.298/99 e suas alterações, para os cargos e empregos públicos:
2.7.1.1 - Nas Funções Permanente:
2.7.1.1.1 - Técnico Enfermagem-Z. Urbana=1, Enfermeiro=1, Médico Clínico Geral-Plantão=1;
2.7.1.2 - Nas Funções Temporárias:
2.7.1.2.1 - Médico Clínico Geral-PSF=1, Enfermeiro-PSF=1, Dentista-PSB=1 e Agente Comunitário
de Saúde-Zona Urbana=1;
2.7.2 - Eventuais inscrições para os cargos ou empregos opcionais, implicará na compensação
de vagas não opcionais;
2.7.2.1 - Para o restante dos cargos ou empregos, dispostos no Anexo I do presente Edital de
Concurso, não será oferecido vagas para deficientes, incluindo-se as vagas reservas dispostas;
2.7.3 - O candidato que se declarar portador de deficiência concorrerá em igualdade de
condições com os demais candidatos;
2.7.3.1 - Para concorrer a uma dessas vagas, o candidato deverá:
2.7.3.1.1 - no ato da pré-inscrição, declarar-se portador de deficiência;
2.7.3.1.1 - apresentar, juntamente com o requerimento - Anexo V, cópias simples do RG, CPF
e laudo médico original ou cópia autenticada em cartório, emitido nos últimos doze meses, atestando a
espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da
Classificação Internacional de Doenças (CID-10), bem como à provável causa da deficiência;
2.7.4 - O candidato deverá encaminhar juntamente com o requerimento – Anexo V, a cópia
simples do RG e do CPF e o laudo médico, via SEDEX ou postagem simples, com aviso de
recebimento-AR, postado impreterivelmente até o dia 17 de dezembro de 2010, para a Mult : Sai –
Concurso/Processo de Areia Branca/RN., Pça. Cristo Rei, 216-A, Centro, CEP. no 59380-000,
Currais Novos/RN;
2.7.5 - O fornecimento do laudo médico original ou autenticado em cartório e das cópias
simples do RG e CPF e, ainda, requerimento – Anexo V, por qualquer via, é de responsabilidade
exclusiva do candidato;
2.7.5.1 - A Mult : Sai não se responsabiliza por qualquer tipo de extravio que impeça a chegada
dessa documentação;
2.7.6 - O candidato portador de deficiência poderá requerer atendimento especial no ato da
inscrição, para o dia de realização das provas, indicando as condições de que necessita para a
realização destas, conforme previsto no artigo 40, parágrafos 1o e 2o, do Decreto no 3.298/99 e suas
alterações;
2.7.7 - A cópia simples do RG e CPF o laudo médico original ou cópia autenticada em cartório
e requerimento – Anexo V, terão validade somente para este concurso público e não serão devolvidos, assim como não serão fornecidas cópias dessa documentação;
2.7.8 - A relação dos candidatos que tiveram a inscrição deferida para concorrer na condição de
portadores de deficiência será divulgada na Internet, no endereço eletrônico
http://www.multsai.com.br, conforme disposto no presente Edital;
2.7.8.1 - O candidato disporá de dois (02) dias a partir da divulgação do Edital de Deferimento
de Inscrições para contestar, exclusivamente pelo e-mail recursosmultsai@uol.com.br, de
conformidade com o disposto no Anexo VII deste Edital, não sendo aceito após esse período, pedidos
de revisão;
2.7.9 - A inobservância do disposto no subitem 2.7 acarretará a perda do direito ao pleito das
vagas reservadas aos candidatos em tal condição e o não atendimento às condições especiais
necessárias;
2.7.10 - Os candidatos que se declararem portadores de deficiência, se não eliminados no
concurso, serão convocados para se submeter à perícia médica realizada por equipe multiprofissional
indicada pela Administração Pública Municipal, que verificará sobre a sua qualificação como portador
de deficiência ou não, bem como sobre a incompatibilidade entre as atribuições do cargo ou emprego e a deficiência apresentada, nos termos do artigo 43 do Decreto no 3.298/99 e suas alterações;
2.7.11 - Do parecer da equipe multiprofissional de que trata o subitem 2.7.10 caberá recurso no
prazo de dois (02) dias;
2.7.12 - Os candidatos deverão comparecer à perícia médica, munidos de documento de
identidade original e de laudo médico original ou cópia autenticada em cartório, que ateste a espécie e
o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação
Internacional de Doenças (CID-10), na forma especificada no Decreto no 3.298/99 e suas alterações,
bem como à provável causa da deficiência;
2.7.13 - Deixarão de concorrer às vagas reservadas os candidatos que, por ocasião da perícia médica de que trata o subitem 2.7.10, não apresentarem laudo médico original ou cópia autenticada em
cartório, ou que apresentarem laudo que não tenha sido emitido nos últimos doze (12) meses;
2.7.14 - O laudo médico (original ou cópia autenticada em cartório) será retido pela Mult- Sai
e/ou Prefeitura Municipal por ocasião da realização da perícia médica;
2.7.15 - Os candidatos convocados para a perícia médica deverão comparecer com trinta (30)
minutos de antecedência do horário marcado para seu início, conforme edital de convocação;
2.7.16 - A não observância do disposto no subitem 2.7.12, a reprovação na perícia médica ou o
não comparecimento à perícia acarretará a perda do direito às vagas reservadas aos candidatos em tais condições;
2.7.17 - O candidato portador de deficiência reprovado na perícia médica por não ter sido
considerado deficiente, caso seja aprovado no concurso, figurará na lista de classificação geral;
2.7.18 - O candidato portador de deficiência reprovado na perícia médica no decorrer do
estágio probatório em virtude de incompatibilidade da deficiência com as atribuições do cargo ou
emprego será exonerado;
2.7.19 - Os candidatos que, no ato da inscrição, se declararem portadores de deficiência, se não
eliminados no concurso e aprovados na perícia médica, terão seus nomes publicados em lista à parte e
figurarão também na lista de classificação geral;
2.7.20 - As vagas definidas nos subitens 2.7.1.1 e 2.7.1.2, que não forem providas por falta de
candidatos portadores de deficiência aprovados serão preenchidas pelos demais candidatos, observada
a ordem geral de classificação.
3. DO CONCURSO PÚBLICO/PROCESSO SELETIVO:
3.1 - Para todos os Cargos o Concurso Público/Processo Seletivo será realizado em uma única
etapa, podendo, eventualmente, por falta de espaço físico ou similar, e/ou demanda administrativa, ser
realizado em mais de uma etapa e constará de:
3.1.1 - Provas Objetivas Eliminatórias, que constará de 40 (quarenta) questões de múltipla
escolha com 04 (quatro) alternativas e somente uma correta;
3.1.1.1 - Para os cargos de: Técnico em Enfermagem-Efetivos e Temporário, Auxiliar de
Consultório Dentário-PSB, Agente Comunitário de Saúde-PACS, Oficineiros-ProJovem e PETI, as
prova conterão de: 10 (dez) questões de Português; 10 (dez) de Conhecimentos Gerais e 20 (vinte)
questões de Conhecimentos Específicos;
3.1.1.2 - Para todos os demais cargos das Funções Permanente e Temporárias, de Nível
Superior, as provas constarão de: 10 (dez) questões de Português, 10 (dez) de Conhecimentos Gerais
e 20 (vinte) questões Conhecimentos Específicos;
3.1.2 - Prova de Títulos, para os quais serão obedecidos os critérios estabelecidos no subitem 3.1.3, quanto ao julgamento de valorização qualitativa e quantitativa dos títulos apresentados, sendo
considerados, exclusivamente, para efeito de classificação, com a somatória do(s) mesmo(s)
adicionado(s) a nota obtida na prova objetiva, daí resultando a nota final, somente para os cargos
propostos no subitem 3.1.20, deste item;
3.1.3 - A valorização quantitativa corresponderá à avaliação qualitativa, para cada título, a
saber:

Fragmento retirado do Edital N°001/2010
3.1.4 - Para Efeito deste Edital de Concurso Público/Processo Seletivo, são considerados
títulos:
3.1.4.1 - De formação profissional:
3.1.4.1.1 - Certificado ou Declaração de conclusão de Curso de Nível Médio ou Técnico,
quando não for pré-requisito para o cargo pretendido;
3.1.4.1.2 - Diploma, Certificado ou Declaração de conclusão de Curso de Graduação, quando
não for pré-requisito para o cargo pretendido;
3.1.4.1.3 - Diploma, Certificado ou Declaração de conclusão de Curso de Pós-graduação em
nível de Especialização - lato sensu, com carga horária mínima de 360 (trezentos e sessenta) horas, na
área de atuação ou cargo pretendido;
3.1.4.1.4 - Diploma, Certificado ou Declaração de conclusão de Curso de Pós-graduação em
nível de Mestrado, na área de atuação ou cargo pretendido;
3.1.4.1.5 - Diploma, Certificado ou Declaração de conclusão de Curso de Pós-graduação em
nível de Doutorado, na área de atuação;
3.1.4.2 - De Eventos de Capacitação:
3.1.4.2.1 - Certificados de participação em eventos de capacitação na área de atuação,
realizados a partir de 2006, com carga horária acima de 01 (uma) hora.
3.1.4.3 - De Tempo de Serviço:
3.1.4.3.1 - Certidão ou Declaração comprobatória de tempo de serviço prestado em instituições
públicas, expedida por órgão competente, na área de atuação, desde que contenha as informações
necessárias a sua avaliação quantitativa, ou seja, carga horária, a partir de 2006, correspondendo cada
uma a um período ou a um ano de serviço prestado, não sendo permitido o seu fracionamento.
3.1.5 - Não será cadastrado o título, certidão ou declaração que não dispuser em seu texto, a
carga horária informada originalmente e tenha estrita relação com o cargo pretendido;
3.1.6 - São consideradas informações necessárias nos documentos:
3.1.6.1 - Carga Horária;
3.1.6.2 - Período do curso;
3.1.6.3 - Nome da Instituição;
3.1.6.4 - Assinatura do responsável.
3.1.7 - Não serão computados documentos que não consignem, de forma expressa e precisa, as
informações necessárias à sua avaliação, assim como aqueles cujas cópias estiverem ilegíveis, mesmo
que parcialmente.
3.1.8 - Cada título será avaliado de acordo com a carga horária expressa, não sendo permitida a
soma de carga horária de mais de um título para o mesmo item;
3.1.9 - Não será (ão) cadastrado(s) os títulos que não estiver(em) devidamente acompanhado(s)
e registrados no Anexo XI, deste Edital;
3.1.10 - O candidato após efetuar sua inscrição para um cargo ou emprego que exige prova de
títulos, deve encaminhar os mesmos à empresa responsável, Mult – Sai: Ltda., endereço: Pça. Cristo
Rei, 216-A, 1o Andar - Centro, CEP no 59380-000, Currais Novos/RN, através dos Correios com Aviso de Recebimento-AR, com postagem até a data de encerramento das inscrições, devidamente
autenticadas em cartório, sob pena de não tê-los computados, acompanhados, incondicionalmente, do
Formulário para Entrega de Títulos, disposto no Anexo XI, devidamente preenchido;
3.1.11 - O não atendimento das disposições do subitem anterior, ou seja, a falta da autenticação
dos títulos e o encaminhamento dos mesmos com o formulário disposto no Anexo XI, devidamente
preenchido e assinado, implicará na impossibilidade por parte da empresa responsável, do cadastramento do(s) mesmo(s);
5. DO JULGAMENTO DAS PROVAS:
5.1 - Das Provas Objetivas:
5.1.1 - Para todos os Cargos, as provas objetivas serão avaliadas na escala de 0 (zero) a 100
(cem) pontos;
5.1.2 - Para todos os candidatos as provas objetivas serão corrigidas por meio de procedimento
eletrônico;
5.1.3 - Serão considerados aprovados os Candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 50
(cinqüenta) pontos na somatória dos pontos da prova de títulos e prova objetiva, a que se submeteram;
5.1.4 - Serão considerados classificados os candidatos aprovados dentro do limite de vagas
oferecidas, considerado a ordem decrescente de pontuação com os critérios de desempate;
5.1.5 - Cada questão vale 2,5 pontos (dois pontos e cinco décimos);
5.1.6 - Constam, as provas objetivas de 40 (quarenta) questões de múltipla escolha com,
somente uma alternativa correta;
5.1.7 - As questões que não apresentarem dentre as alternativas postas uma correta, que
apresentarem mais de uma alternativa ou não correspondam ao enunciado até o limite de duas, serão, a critério da empresa responsável, anuladas ou não, bonificando os candidatos com a pontuação relativa à mesma nos casos de anulação;
5.1.7.1 - Na anulação de que trata o subitem anterior, a bonificação será para todos os
candidatos se a questão for anulada no publicatório dos gabaritos;
5.1.7.2 - Nos casos de questão anulada por decisão administrativa ou, por força de interposição
de recurso, depois de publicados os gabaritos oficiais, a bonificação só será admitida para os
candidatos que não tenha optado pela alternativa anteriormente indicada no gabarito;
5.1.7.3 - O candidato que optou pela alternativa indicada no gabarito oficial, tem a pontuaçãoda mesma já processada e, conseqüentemente computada como questão acertada, portanto, não deve
ser bonificado para não ter a pontuação somada em dobro;
5.1.8 - No dia de realização das provas objetivas, é vedado a qualquer membro da equipe
credenciada pela empresa, inclusive da Comissão Especial de Acompanhamento e Fiscalização do
Concurso, fornecer informações relativas aos conteúdos e aos critérios de avaliação das mesmas.
5.2 - Do Desempate:
5.2.1 - Em caso de empate na classificação tanto para os cargos públicos quanto para as
funções temporárias, terá preferência, sucessivamente, o candidato que:
5.2.1.1 - Tiver idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, até a data de publicação do
resultado do concurso, conforme disposto no parágrafo único, do artigo 27, do Estatuto do Idoso;
5.2.1.2 - Obtiver maior pontuação nas questões da prova de conhecimento específico;
5.2.1.3 - Obtiver maior pontuação nas questões da prova de conhecimentos gerais;
5.2.1.4 - Obtiver maior pontuação nas questões da prova de Português;
5.2.1.5 - Obtiver maior pontuação nas questões da prova de Matemática.
5.2.2 - Permanecendo o empate terá preferência o candidato:
5.2.2.1 - O candidato de maior idade;
5.2.2.2 - O candidato com maior número de filhos.
5.3 - Do Recurso:
5.3.1 - Admitir-se-á um único recurso para cada candidato relativamente ao conteúdo das
questões objetivas e gabaritos divulgados, ou seja, para cada questão um recurso, exclusivamente via
internet, nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2011, desde que devidamente fundamentado e apresentado,
conforme modelo padrão do Anexo VIII, valendo para tanto a data e hora do protocolo de entrada do
e-mail: recursosmultsai@uol.com.br, nos equipamentos receptores na empresa organizadora;
5.3.1.1 - Não serão aceitos recursos interpostos a partir das 18:01 horas, do dia 25 de fevereiro
de 2011;
5.3.2 - O recurso, em formulário específico datilografado ou digitado, deverá ser dirigido à
empresa responsável e ser enviado, exclusivamente, pelo e-mail: recursosmultsai@uol.com.br;
5.3.3 - A empresa responsável pela organização e realização do Concurso Público, constitui
última instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão porque não caberão recursos
adicionais;
5.3.4 - As decisões dos recursos serão dadas a conhecer através de Edital da empresa
organizadora do certame quando da publicação e divulgação do resultado do concurso;
5.3.5 - Só será aceito recurso relativo a questões nos dias dispostos no subitem 5.3.1, deste
Edital;
5.3.6 - Os recursos que não forem interpostos de conformidade com o modelo disposto no
Anexo VIII, data e horário deste Edital, subitem 5.3.1, serão liminarmente indeferidos, independentemente
de serem procedentes ou não;
5.3.7 - Não serão deferidos recursos extemporâneos para questão, ou seja, após o prazo
estipulado neste Edital, os quais serão, igualmente, liminarmente, indeferidos;
5.3.8 - Caberá, ainda, recurso à empresa organizadora e realizadora contra erros materiais ou
omissões nas respectivas etapas do certame às quais se define:
5.3.8.1 - Publicação do Edital do Concurso;
5.3.8.2 - Inscrição dos candidatos;
5.3.8.3 - Divulgação dos gabaritos através do site www.multsai.com.br;
5.3.8.4 - Divulgação do resultado do certame, em relatório constando pontuação da prova
objetiva, pontuação da prova de títulos (se for o caso), assim como as pontuações obedecidos os
critérios de desempate, constando do presente Edital;
5.3.8.4.1 - O recurso relativo ao resultado deve ser interposto no modelo disposto no Anexo IX
do presente Edital e enviado exclusivamente através do endereço eletrônico
recursosmultsai@uol.com.br.
5.3.9 - Todos os recursos a serem interpostos devem obedecer a um período de até 48 (quarenta
e oito) horas da divulgação de cada etapa através do site: www.multsai.com.br, para as suas
respectivas interposições;
5.3.10 - Na interposição de qualquer recurso, o qual deve ser um para cada questão, o candidatodeve ser absolutamente claro, objetivo, consistente e fundamentado em sua petição;
5.3.11 - Os recursos interpostos que deixarem de apresentar mais de uma questão num mesmo
recurso, clareza, objetividade, consistência e fundamentação, assim como, omitir uma das informações
como nome, número de inscrição, cargo, prova ou questão, será liminarmente indeferido;
5.4 - Do Resultado Preliminar, Resultado Final e Homologação:
5.4.1 - O Resultado Preliminar, obtido após julgamento de eventuais recursos de questões, ou,
ainda, materiais, será emitido por ordem de classificação e publicado no site da empresa responsável
pela organização e realização, http://www.multsai.com.br, no dia 9 de março de 2011.
5.4.1.1 - Admitir-se-á um único recurso para cada candidato relativamente ao resultado divulgados
via internet, nos dias 10 e 11 de março de 2011, desde que devidamente fundamentado e
apresentado, conforme modelo padrão do Anexo IX, valendo para tanto a data e hora do protocolo de
entrada do e-mail: recursosmultsai@uol.com.br, nos equipamentos receptores na empresa
organizadora;
5.4.1.2 - Não serão aceitos recursos interpostos a partir das 18:01 horas, do dia 11 de março de
2011;
5.4.2 - O Resultado Final e a Homologação, considerados eventuais recursos interpostos com
a publicação do resultado, serão efetivados no dia 18 de março de 2011, igualmente pelo site
www.multsai.com.br com publicação da Portaria de Homologação contendo somente os candidatos
classificados dentro de limite de vagas, na Prefeitura Municipal e no Diário Oficial do Estado do Rio
Grande do Norte.

Fragmento retirado do Edital N°001/2010

Fragmento retirado do Edital N°001/2010

Fragmento retirado do Edital N°001/2010

Fragmento retirado do Edital N°001/2010

Fragmento retirado do Edital N°001/2010

Fragmento retirado do Edital N°001/2010

Fragmento retirado do Edital N°001/2010

Fragmento retirado do Edital N°001/2010

Fragmento retirado do Edital N°001/2010