quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Moradores de três cidades são convocados a trocar o RG

Cartas chegam a cidadãos selecionados em Brasília, no Rio e em Salvador. 

Novo RIC deve substituir gradativamente as atuais cédulas do RG.

Do G1, em São Paulo

Nova carteira de identidade nacional
Nova carteira de identidade nacional foi lançada
em dezembro (Foto: Divulgação/Governo do Rio)
A partir dos próximos meses, parte dos moradores de Brasília, do Rio de Janeiro e de Salvador, selecionados pelo Ministério da Justiça, receberão cartas com uma convocação para a troca do antigo documento de identidade pelo novo Registro de Identidade Civil (RIC).

De acordo com o Ministério da Justiça, cidadãos contemplados nesta etapa inicial receberão uma carta indicando a possibilidade de troca do RG pelo RIC, além do local onde o novo documento poderá ser retirado.  

Moradores dos municípios de Hidrolândia (GO), Ilha de Itamaracá (PE), Nísia Floresta (RN) e Rio Sono (TO), que também integram o projeto piloto, devem ser convocados ainda no primeiro semestre.

O documento, lançado oficialmente em 30 de dezembro de 2010, deve substituir gradativamente as atuais cédulas do RG. Os primeiros cartões serão expedidos neste ano pela Casa da Moeda do Brasil. A perspectiva é de que a troca de todos os atuais documentos de identidade pelo RIC seja feita em um prazo de 10 anos.

Com o RIC, que integrará o CPF e o título de eleitor, entre outros documentos, cada brasileiro passará a ser identificado por um único número em nível nacional, vinculado diretamente às impressões digitais e registrado em um chip presente no cartão. Isso evita que uma mesma pessoa seja identificada por mais de um número de registro em diferentes estados.

O chip contido no RIC também vai reunir informações como gênero, nacionalidade, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, órgão emissor, local de expedição, data de expedição e data de validade do cartão.

Este material está disponível em www.G1.Globo.com/Brasil

Campeonato Paulista 2011: oito finalistas e seis árbitros em campo

Principal mudança é no número de classificados à segunda fase: antes eram quatro, agora passam oito. Quartas e semifinais serão em jogos únicos

Por Diego Ribeiro
São Paulo

Santos campeão paulista
O Santos, campeão paulista de 2010, fará o jogo de abertura diante do Linense, campeão da A-2

(Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)

O Campeonato Paulista de 2011 terá novidades em relação à edição passada. Nesta terça-feira, após reunião entre representantes dos 20 clubes e a Federação Paulista de Futebol, ficou definido que o torneio, agora, terá oito classificados para a fase final. Além disso, cada jogo terá seis árbitros: o trio de arbitragem tradicional, mais o quarto árbitro e dois auxiliares, um atrás de cada gol.

O jogo de abertura será em 16 de janeiro, em Lins. O Linense, campeão da Série A-2, receberá o Santos, atual campeão paulista. Entre os outros grandes, o Corinthians pega a Portuguesa, em casa, o São Paulo estreia contra o Mogi Mirim, no interior, e o Palmeiras recebe o Botafogo de Ribeirão Preto.

Clique aqui e confira a tabela completa.

"Quanto mais olhos (árbitros), menor a chance de errar"
Marco P. del Nero

No mais, as regras são as mesmas do ano passado: todos os times se enfrentam em turno único. A diferença é que não são mais quatro, e sim oito os classificados. Quartas de final e semifinal serão disputadas em jogo único, na casa do clube com melhor campanha. A decisão, em dois jogos, ocorre nos dias 8 e 15 de maio.

O novo formato agradou aos clubes, até mesmo os grandes. O presidente do Santos, Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, destacou a importância de uma fase eliminatória para atrair a torcida.
- Gostei dessa ideia de oito classificados, entendemos que é melhor para torcida, mídia etc. Por pontos corridos já temos o Brasileiro, então é legal mexer com a emoção do torcedor. O Santos entra para defender o título - garantiu o presidente.

O presidente da Federação, Marco Polo Del Nero, explicou a utilização de dois árbitros a mais em campo. Localizados atrás dos gols, eles não poderão interferir em marcações da arbitragem principal.
- A Fifa autorizou que colocássemos mais dois árbitros atrás dos gols. Quanto mais olhos, menor a chance de errar - destacou o presidente.

O Torneio do Interior está mantido, e só começa após a definição das semifinais. Isso porque se alguma equipe do interior do estado for eliminada nas quartas, ainda poderá disputar o prêmio de consolação.
Na tabela ainda consta o nome do Guaratinguetá, que está de malas prontas para Americana após o final da Série B do Brasileirão. No entanto, Marco Polo Del Nero confirmou que faltam apenas pequenos detalhes para a mudança ser consumada.

CONFIRA A PRIMEIRA RODADA DO PAULISTÃO 2011

Linense x Santos
Mogi Mirim x São Paulo
Corinthians x Portuguesa
Palmeiras x Botafogo
Noroeste x Santo André
Guaratinguetá x Bragantino
São Bernardo x Grêmio Prudente
Mirassol x Ponte Preta
Paulista x Ituano
Oeste x São Caetano



Este material está disponível em www.GloboEsporte.Globo.com/Futebol

Tabela do Campeonato Carioca é divulgada com combinação inédita

Pela primeira vez desde que aderiu ao formato atual, competição terá Fla e Vasco de um lado, e Flu e Bota do outro. Os clássicos serão no Engenhão.


Por André Casado
Rio de Janeiro
reunião arbitral campeonato carioca 2011
Panorama do Arbitral do Campeonato Carioca
2011 (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)
A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) realizou nesta quinta-feira um Conselho Arbitral para divulgar o regulamento e sortear a tabela do Campeonato Carioca de 2011. Não há mudanças significativas em relação aos últimos anos. A principal novidade é a divisão inédita dos grupos. Pela primeira vez, Flamengo e Vasco estarão de um lado, e Botafogo, novo cabeça de chave após a conquista do Estadual deste ano, com o Fluminense no outro.

O campeonato começa no dia 19 de janeiro, uma quarta-feira e, ao todo serão 23 datas. Para evitar confusões em relação aos jogos decisivos, todos os clássicos e partidas das semifinais e finais foram reafirmados como o mando da entidade. Assim, os clássicos serão realizados no Engenhão, a princípio, sem exceção, já que o Maracanã está em obras.

Vasco e Flamengo farão o primeiro clássico da competição, na quarta rodada. Fluminense e Botafogo jogam na sexta. A hora, o dia exato e o local do duelos ainda serão definidos. No evento, estiveram todos os 16 clubes. Dos grandes, Antonio Carlos Mantuano, vice geral, e Aníbal Rouxinol, advogado, representaram o Bota, Michel Assef Filho, advogado, e Patricia Amorim, presidente, o Fla, Marcelo Penha, assessor da presidência, e Humberto Palma, vice de finanças, o Flu, e José Mandarino, vice de futebol, e Nelson Rocha, vice de finanças, o Vasco.

Outra novidade será a não realização de semifinais e finais da Taça Guanabara durante o Carnaval. O preço dos ingressos ficará a critério dos clubes e, para discuti-los, haverá um novo encontro, mais restrito, provavelmente na segunda-feira, em que as polêmicas gratuidades e meia-entradas, que em geral dão prejuízo aos clubes, estarão em pauta.

Durante o arbitral, o presidente da Ferj, Rubens Lopes, informou que já está estabelecido que não haverá jogos antes das 17h até o fim do Verão. Os mini-torneios de 3º e 4º colocados de cada turno mudarão de nome. Na Taça Guanabara  se chamará Washington Rodrigues, em homenagem ao jornalista e ex-treinador do Flamengo. Na Taça Rio - em comemoração posterior aos 40 anos do tricampeonato da Seleção, em 1970 - Carlos Alberto Torres, capitão do time.

Quanto à inscrição de jogadores, o atleta precisa aparecer no Boletim Informativo de Registro de Atletas (BIRA) cinco dias antes do primeiro jogo para disputar a primeira rodada. O prazo final de inscrições para a Taça Guanabara é no penúltimo dia antes da quarta rodada.


Jogos da 1ª rodada da Taça Guanabara

Boavista x América
Vasco x Resende
Americano x Nova Iguaçu
Flamengo x Volta Redonda
Bangu x Fluminense
Macaé x Cabofriense
Olaria x Madureira
Botafogo x Duque de Caxias


Grupo A: Flamengo Vasco, América, Boavista, Volta Redonda, Nova Iguaçu, Americano e Resende


Grupo B: Botafogo, Fluminense, Bangu, Olaria, Madureira, Cabofriense, Macaé e Duque de Caxias

Este material está disponível em www.GloboEsporte.Globo.com/Futebol

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

AMD desenvolvendo chip para ARM?


Autor: subzero
De acordo com o Digitimes, a AMD finalmente trabalha no desenvolvimento de um processador compatível com a arquitetura ARM.
A informação foi muito bem recebida pelo mercado, uma vez que trata-se de um dos segmentos de hardware que mais cresce em todo o mundo.
O aparente descaso da AMD ao longo dos últimos anos em torno do segmento dos ultra portáteis, tais como smartphones, UMPCs, PDAs, netbooks e mais recentemente os tablets, foi uma das causas pelo descontentamento dos acionistas da companhia com o seu então CEO Dirk Meyer, culminando na entrega de seu cargo nesta segunda-feira.
Para quem não sabe, ao adquirir a ATi em 2006, a AMD “levou no pacote” a Imageon, divisão responsável pela fabricação de processadores de mídia que propiciava aceleração de gráficos e outros recursos multimídia para o segmento dos ultra portáteis. Em 2008, a divisão foi vendida para a Qualcomm, que atualmente fabrica a GPU Adreno 220, parte integrante da CPU MSM8x60 (chip dual core de 1.2Ghz), para o mundo ARM.
Ainda não se sabe praticamente de nenhum detalhe mais específico, como por exemplo, em que estágio o processador se encontra. O certo é que a AMD deverá pagar bem caro pelos erros do passado, ao enfrentar no futuro um mercado bastante acirrado, dominado por excelentes produtos, como é o caso do Tegra da NVIDIA.