sábado, 4 de dezembro de 2010

Vulcão obriga Equador a evacuar aldeia

4/dez/2010: Várias aldeias situadas em áreas consideradas de alto risco foram evacuadas por conta da forte erupção do vulcão Tungurahua, no centro dos Andes equatorianos, que há duas semanas aumentou sua atividade. O Tungurahua, de 5.019 metros de altura e situado a cerca de 180 quilômetros ao sul de Quito, começou sua atual erupção em 1999 e, desde então, vem intercalando períodos de forte atividade e de relativa calmaria
Quito, 4 dez (EFE).- Várias aldeias situadas em áreas consideradas de alto risco foram evacuadas por conta da forte erupção do vulcão Tungurahua, no centro dos Andes equatorianos, que há duas semanas aumentou sua atividade.

Habitantes da região comentaram à Agência Efe que foi realizada a evacuação de pessoas das áreas de perigo e que as autoridades bloquearam a entrada em locais de risco.

"É uma forte erupção, com fluxos piroclásticos (material magmático) que estão descendo pelas fendas", informou um especialista do Instituto Geofísico (IG) da Escola Politécnica, lembrando que "o vulcão já vinha apresentando alguma atividade" há duas semanas, mas que aumentou sua potência na manhã deste sábado de forma considerável.


O Tungurahua, de 5.019 metros de altura e situado a cerca de 180 quilômetros ao sul de Quito, começou sua atual erupção em 1999 e, desde então, vem intercalando períodos de forte atividade e de relativa calmaria.



Este materila está disponível em www.Noticias.UOL.com.br/Ultimas-Noticias/EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e espero que a informação passada lhe ajude de alguma forma!
David Franklin