RIO - A americana Apple investe cada vez mais no Brasil. Se a primeira versão do iPad levou oito meses para chegar ao país, a segunda desembarca dois meses após o início das vendas no varejo dos Estados Unidos. A gigante da tecnologia acelera ainda a abertura de lojas no país. Só em 2010 foram 14 espaços, alta de 55% em relação ao ano anterior. Nesses primeiros meses de 2011, já são quatro novos endereços.
Enquanto a chinesa Foxconn se prepara para iniciar a produção dos tablets em São Paulo, o iPad 2, ainda importado, foi lançado nos primeiros minutos de hoje na capital paulista. O produto desembarcou no país há algumas semanas, após a homologação pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no fim de março. Especialistas acreditam que a Apple passou a apostar fortemente no Brasil após verificar o bom desempenho do iPhone 3G, lançado em julho de 2008. Foi quando a companhia decidiu acelerar seus projetos. A primeira versão do smartphone sequer chegou ao Brasil.
- A Apple começou a verificar que boa parte do volume de iPhones vendidos nos EUA estava em uso no Brasil. Com isso, passou a olhar o país com outros olhos. Claro que a crise nos EUA e na Europa forçou a companhia a buscar uma intensificação dos negócios em mercados emergentes, como Brasil e China - disse Fabio Soares, da FConsultoria.
Empresa pretende abrir uma loja na Região Norte, diz fonteAtualmente, de acordo com pesquisa da consultoria Gartner, o sistema operacional da Apple, o iOS, tem 7% do mercado de smartphones no país. A empresa está atrás da Nokia, com o Symbian; da Google, com o Android; e da RIM, dona do Blackberry.
- A Apple decidiu trazer para o Brasil o iPad 2 em um momento que ainda há falta do produto nos EUA. O Brasil está cada vez mais perto de entrar na lista de países que recebem os produtos primeiro, como as nações da Europa e o Japão. É só uma questão de tempo - disse uma fonte ligada à empresa.
Hoje, a Apple soma 25 lojas no país, através de parcerias com redes locais, como Saraiva e Fast Shop. Segundo uma fonte do setor, a americana negocia também a abertura de um espaço na Região Norte do país. A empresa intensifica ainda as vendas de seus produtos em redes varejistas. Recentemente, passou a comercializar seus produtos no Ponto Frio e Fast Shop, além de levar o iPad para Wal-Mart e Extra, com agressiva campanha de marketing.
Cartões pré-pago para o iTunes chegarão ao BrasilSegundo o Grupo Pão de Açúcar e o Carrefour, há a intenção de trazer para o Brasil o iTunes, serviço on-line que comercializa músicas e vídeos. As redes varejistas irão vender cartões, com direito a créditos. Neles, os clientes comprarão o conteúdo, descontando o valor depositado. Apesar de a Apple já trabalhar no desenvolvimento de uma versão brasileira para o site há quase dois anos, só agora conseguiu chegar à fase final do projeto. O Pão de Açúcar afirmou que negocia com a empresa, mas frisou que não há nada fechado.
Já o Carrefour disse que vai comercializar os cartões. A companhia francesa ressaltou, porém, que ainda avalia como serão feitas as vendas. Inicialmente, os negócios acontecerão apenas no site da rede varejista. Mas ainda não há uma data definida para o início das vendas.
Esse é o serviço que faltava para a Apple. No fim de 2008, a App Store, que vende aplicativos para iPhone e iPad, ganhou versão nacional. Em outubro de 2009, a empresa lançou sua loja on-line. Com isso, computadores, notebooks e tocadores de música digital, os iPods, passaram a ser vendidos aqui no mesmo dia do lançamento nos EUA.
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*Colaborou Melissa Cruz
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David Franklin