Por: Marisa Silva do Olhar Digital
Nosso mergulho nesse mundo que une suor e tecnologia começa no laboratório de fisiologia do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo. Karina e Graziela são atletas de luta olímpica e estão em um dia de testes. Primeiro, elas passaram por uma avaliação cardiorrespiratória. Simples, porém indispensável. Aliada à esteira, para simular o esforço físico, este equipamento monitora o consumo de oxigênio e a produção de gás carbônico durante o exercício. Dentro do computador, um software desenvolvido na Alemanha é o responsável por comparar o resultado aos chamados "níveis ideais", aqueles em que o treinador acredita que o atleta pode chegar para render mais.
Thiago Ribeiro Lopes, fisiologista do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa explica: "É um teste em que conseguimos quantificar como o músculo está conseguindo suprir a energia que ele está precisando para a contração muscular. E, como uma das vias energéticas que o músculo tem para suprir essa produção de energia para a contração muscular é a via aeróbia, que depende do oxigênio, nós usamos aquele equipamento para medir como o sistema cardiorespiratório e o sistema muscular estão trabalhando em conjunto para conseguirem manter a contração muscular em um nível adequado".
Enquanto a Graziela suava a camisa, Karina passou por um teste bem menos exigente: a "absorciometria de feixe duplo" – ou simplesmente duplo raio-X. Neste equipamento, o atleta tem sua composição corpórea analisada nos mínimos detalhes, membro a membro. Em questão de minutos, ele fica sabendo como está a densidade dos seus ossos, a porcentagem de gordura e a quantidade de massa magra do seu corpo. A avaliação é de extrema importância para acompanhar a evolução e saber exatamente até onde é possível chegar.
Conhecida como DEXA, essa tecnologia usa uma baixa dose de radiação - inclusive inferior à de uma radiografia convencional. O equipamento trabalha com dois feixes de raios-X com diferentes níveis de energia. Eliminando a absorção dos tecidos e músculos, o aparelho é capaz de identificar a densidade mineral dos ossos a partir da penetração de cada feixe na estrutura óssea do esportista.
Por último, a Graziela fez testes em uma plataforma de contato. Repleto de sensores, o equipamento mede a força aplicada na hora do salto, a velocidade de saída da plataforma e também o tempo em que ela fica no ar, isto é, sem encostar os pés no aparelho. Além dos sensores de toque, os pés da plataforma também são monitorados para identificar a pressão feita sobre eles, como uma espécie de suspensão automotiva. Através desta avaliação é possível ter, com precisão e em tempo real, a força e potência exata dos membros inferiores do indivíduo. Mais uma vez, tudo para otimizar o treinamento e a performance do atleta. Essas avaliações e muitas outras são aplicadas em atletas das mais diversas modalidades. A ideia é poder criar programas de treinamento mais individuais. Thiago ainda explica que "a diferença entre o 'ouro e a prata' é muito pequena. Então, quanto mais preciso formos dentro desse contexto de preparação, mais fácil de termos o resultado final o melhor possível".
Mais do que toda essa análise laboratorial, alguns esportes utilizam um outro artifício para aprimorar a performance do competidor: a biomecânica! Na natação do Clube Pinheiros, essa análise é feita com câmeras submersas. Com isso, o treinador pode avaliar em detalhes o movimento perfeito de uma braçada ou de um salto, por exemplo."É um trabalho imprescindível. Os melhores atletas do mundo utilizam a análise biomecânica e a parte da cinemática para auxiliá-los em seus treinamentos, melhorando suas performances", explica Manoel Moreas, o "Maneco", que é biomecânico do clube Pinheiros.
A tecnologia aplicada na formação de atletas evolui muito rapidamente. É um caminho sem volta e os que querem disputar os topos das modalidades mais concorridas necessitam dela durante seus treinamentos. Não perca! Na próxima reportagem da série "Esporte Digital" você vai conhecer os equipamentos e soluções que auxiliam os árbitros nas decisões mais difíceis e polêmicas.... Várias dessas novidades podem fazer diferença nos resultados do Pan-americano que vem aí.
LINKS RELACIONADOS:
Este material está disponível em www.OlharDigital.UOL.com.br/Produtos/Central_de_Videos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário e espero que a informação passada lhe ajude de alguma forma!
David Franklin